Agenda do G20 será de encontros econômicos e sociais esta semana no Rio

Semana será marcada pelo encontro de diversas autoridades que discutirão meios para o combate à fome e à pobreza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (22/07) e vai até sexta-feira (26/07) uma semana de encontros de alto nível entre as autoridades da área econômica dos países que formam o bloco do G20. A semana também contará com eventos com ministros das áreas sociais e o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Nesta segunda-feira (22/07) e na terça-feira (23/07) acontece no hotel Windsor na Barra da Tijuca a reunião de representantes de ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais dos países-membros. Os encontros tratarão de temas econômicos como tributação internacional, taxação de grandes fortunas, inclusão financeira, reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento e temas macroeconômicos. As discussões fazem parte da Trilha de Finanças, braço do G20 que trata temas econômicos.

As delegações dos países participantes do G20, irão elaborar um documento que será entregue aos ministros das Finanças e presidentes de Banco Central, que se reunirão nesta quinta-feira (25/07) e sexta-feira (26/07).  O conteúdo da Trilha de Finanças será um dos temas mais importantes da reunião de cúpula do G20 que reunirá chefes de estados e de governo dos países do G20, nos dias 18 e 19 de novembro, também no Rio de Janeiro.

No ano de 2024 a presidência do G20 é exercida pelo Brasil. É a primeira vez que o país lidera as discussões do grupo multilateral. O país trouxe novidades para as discussões, sendo uma delas o G20 Social, um movimento que tem como objetivo fazer com que diversas vozes da sociedade tenham relevância nos debates que chegarão aos líderes internacionais.

O encontro desta segunda-feira contará com a fala da sociedade civil, além de ser uma forma de colocar em prática a participação social, é a primeira vez que isso acontece em uma reunião de representantes de ministérios das Finanças e Bancos Centrais. Participarão do encontro os 13 grupos de engajamento do G20, representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e lideranças de favelas brasileiras que compõe o F20 (Favelas 20).

Nesta segunda-feira acontece também a reunião ministerial de Desenvolvimento, que faz parte da Trilha de Sherpas, lado mais político do G20. Os encontros acontecem no Galpão da Ação da Cidadania e contará com a presença dos ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, de Planejamento, Simone Tebet, das Cidades, Jader Barbalho Filho, e da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Na quarta-feira (24/07) acontece o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O evento que também acontece no Galpão da Cidadania é uma das prioridades da presidência brasileira do G20 e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante toda a semana a sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) receberá o evento internacional do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20. O evento contará com seminários com representantes de governos, acadêmicos e organismos internacionais. Entre os nomes confirmados estão o presidente eleito do Conselho Europeu, o ex-primeiro-ministro português António Costa, e a ex-presidente do Chile, Michelle Bachellet.

Além disso a semana também contará com diversos encontros bilaterais como a reunião do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad com autoridades dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), conhecida como clube dos países ricos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Agenda do G20 será de encontros econômicos e sociais esta semana no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui