A aguardada quinta temporada de “Impuros” teve uma première no Cinemark Botafogo na última quinta-feira (18), com uma exibição exclusiva dos dois primeiros episódios para convidados. O evento atraiu fãs e jornalistas e contou com a presença do elenco e da equipe de produção. A série se destaca como uma das melhores produções brasileiras da atualidade, mesclando ação, comédia e intrigas de forma eficiente. Ambientada no submundo do crime no Rio de Janeiro, acompanha a trajetória de Evandro do Dendê (Raphael Logam, carismático). Uma das coisas mais interessantes é saber que a inspiração é na figura real de Fernandinho Guarabu, antigo chefe do tráfico do Morro do Dendê, na Ilha do Governador. Embora a obra seja fictícia, a história busca refletir a realidade vivida por um dos maiores narcotraficantes do Brasil. Após mais de 15 anos sendo procurado pela Justiça, Fernandinho foi morto durante uma operação em 2019.
Nesta temporada, Evandro enfrenta novos inimigos, inclusive internacionais, e velhas traições que nem imagina, enquanto busca consolidar seu império. A narrativa consegue abordar temas complexos como lealdade, poder e as repercussões do narcotráfico e mantém o público envolvido a cada episódio.
Personagens marcantes
A nova leva de episódios expande seus horizontes geográficos e temáticos ao levar Geise (a simpática Lorena Comparato) para a Bolívia, introduzindo novas dinâmicas e desafios. Lorena brilha ao transitar com facilidade entre o drama e a comédia, mostrando sua versatilidade como atriz. A maneira como ela fala portunhol é engraçada demais e a artista expressa bem a determinação de Geise pela família. A série constantemente me faz lembrar o clássico “Cidade de Deus” (2002), um dos meus filmes preferidos e um grande sucesso mundial. Ambos se passam entre bandidos cariocas e possuem personagens cativantes em uma narrativa dinâmica e emocionante. Além disso, contam com o ator Leandro Firmino, o qual rouba a cena sempre que aparece, arrancando risadas.
Reconhecimento global
A princípio, os dois primeiros episódios da quinta temporada trazem Geise na Bolívia enquanto Evandro tenta se reconectar com a esposa e realizar novas parcerias para ampliar seu negócio e sobreviver. O traficante é sagaz em suas decisões, mas seus negócios conflitam ainda mais com seus problemas familiares. Quanto mais poder, mais a perder. O bandido precisa lidar com a mãe Arlete (Cyria Coentro), perturbada. Por outro lado, o policial Victor Morello (Rui Ricardo Diaz) luta para viver e continuar na caçada pelo rival, mas preocupado com a filha Inês (Karize Brum). Ainda por cima, Jack Berraquero como Tubarão, o bandido que vive fumando maconha, viajando e rindo à toa, remete a “Cheech & Chong” e entrega momentos hilários.
Antes da exibição conversei com o diretor e produtor de “Impuros”, René Sampaio, que é diretor, ao lado de Tomás Portella e Tatiana Fragoso, e produtor da série, junto de Rômulo Marinho, Juliana Funaro e Krysse Mello.
“Acho que a gente não sabe onde pode chegar e é por isso que fazemos a série, para tentar encontrar o mais fundo e profundo que esses personagens e situações podem trazer. por causa disso chegamos na quinta (temporada) e vamos cavar até entender. Enquanto tiver bom, tiver lugar para a gente pesquisar e emocionar o público estaremos trabalhando ‘Impuros'”, declarou Sampaio.
“Impuros” vem ganhando reconhecimento internacional, consolidando-se como uma das produções brasileiras de maior sucesso no streaming global da Disney. Este sucesso destaca a capacidade do audiovisual brasileiro de contar histórias universais com autenticidade e impacto, conquistando audiências ao redor do mundo e elevando o padrão das produções nacionais. A série que usa muito bem os cenários do Rio de Janeiro é um exemplo notável de como o talento brasileiro pode brilhar no cenário global, abrindo caminho para novas narrativas e oportunidades.
Afinal, a nova temporada estreia na Disney+ em 24 de julho.