O Rio sempre teve uma “tara” por Paris. A paixão pelos ares parisienses é refletida na arquitetura da cidade, que no início do século XX ganhou ainda mais força com o projeto de reurbanização do Centro do Rio. Além dos poucos exemplares que restaram desde a abertura da Avenida Central, atual Rio Branco, há ainda outros poucos espalhados pela capital. Entre eles, o Edifício Praia do Flamengo, inaugurado em 1925. Uma “réplica” bem feita de um imponente e charmoso edifício parisiense, projetado por um arquiteto que trouxe um pouco da beleza do seu país para o bairro do Flamengo. A construção é um verdadeiro ícone da arquitetura carioca e compete com seus vizinhos, igualmente glamorosos, os Edifícios Seabra e Biarritz.
Localizado na esquina com a Rua Corrêa Dutra, o Edifício Praia do Flamengo foi o primeiro a ser construído na Orla do Flamengo. Encomendado pelo empresário e multimilionário Octávio Guinle, que queria uma construção bem ao estilo parisiense com telhado em mansardas renascentistas, tem 10 andares é tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade desde 2008. Com sua fachada cheia de detalhes nas janelas e varandas, oferece vistas panorâmicas para a Baía de Guanabara, o Aterro do Flamengo, o Pão de Açúcar e Niterói
Seus apartamentos são amplos e luxuosos, com alguns chegando a mais de 200 m² e apresentando características que mais se assemelham a um palácio francês. Recentemente, um dos apartamentos mais exclusivos do prédio chamou a atenção do mercado imobiliário. O DIÁRIO DO RIO encontrou uma cobertura à venda no prédio, um imóvel de estilo provençal que está sendo oferecido por R$ 18 milhões. Com uma metragem total de 1.300 m², a cobertura é um exemplo de luxo e sofisticação, refletindo a grandiosidade da arquitetura original. O imóvel é marcado por detalhes refinados, como adornos em dourado em alguns cômodos e madeira maciça trabalhada. Com certeza, o imóvel entra para a lista dos mais exclusivos do Rio.
O arquiteto responsável pelo projeto do prédio também assinou outros edifícios icônicos da cidade, incluindo o Hotel Glória, o Copacabana Palace, o Edifício A Noite e o Palácio das Laranjeiras.