Utilizando o recorte de tempo do ano de 2009 a 2023 e 1999 até 2023, é possível ver como partes da cidade do Rio de Janeiro mudaram ao longo do tempo. Esse é o intuito da plataforma De Olho no Rio.
“Convidamos os cariocas e os candidatos à Câmara e à Prefeitura a ver a cidade de um novo ponto de vista. Naveguem pelas ortofotos de 1999, 2009 e 2023 e reflitam sobre as mudanças na nossa cidade na últimas décadas. Nosso objetivo é fomentar o debate sobre as mudanças na paisagem urbana e no uso do solo, incentivando discussões sobre a cidade que desejamos. A plataforma é de fácil acesso e pode ser o ponto de partida para discutir temas importantes como a expansão urbana, o crescimento horizontal das favelas, ocupação de áreas públicas e de preservação ambiental, entre outros”, explicam André Luiz Pinho e Victor Barone, idealizadores da plataforma.
Além da criação do geógrafo Victor Barone e do arquiteto e urbanista André Luiz Pinto, De Olho no Rio é uma iniciativa da GáveaLab em parceria com o jornal DIÁRIO DO RIO.
Para participar, basta acessar a plataforma pelo celular ou pelo computador e arrastar a linha entre as imagens para explorar as transformações.
Através deste link (clique aqui) é possível ver as mudanças de 2009 a 2023. Já para ver as imagens que vão de 1999 até 2023, é só clicar neste.
Ainda se espantam com o calor que tem feito.
Olhem o deserto de concreto e esfalto.
vejam que trabalho maravilhoso o paes vem fazendo!!! so melhora – que orgulho desse homem – todo mundo, 1 / 4 da população vai escolher ele, ta todo mundo feliz
Horripilante! E ainda chamam o atual prefeito, 3X no cargo, de grande gestor! Se isso é ser grande gestor, imagino como seria o pior…O Rio absolutamente é uma grande favela com uma cidade no meio, acabou, infelizmente.
Favela tomando conta de tudo!
Aterrorizante! Da vontade de sair do Rio de Janeiro imediatamente!
Adeus.
O desmatamento irá piorar c a venda da universidade Santa ursula e outras.