Palácio Tiradentes bate recorde de visitação em julho

Ao todo, a casa recebeu 2.700 pessoas, destacando-se como um dos grandes destinos culturais do Centro Histórico da capital fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Palácio Tiradentes / Reprodução

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), bateu recorde de visitantes no mês de julho, período das férias escolares. Ao todo, a casa recebeu 2.700 pessoas, destacando-se como um dos grandes destinos culturais do Centro Histórico da capital fluminense. A visitação ao Palácio, que deve ser agendada, é gratuita e acontece de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h.

Espaço importante para a história da democracia brasileira, o Palácio Tiradentes recebe visitantes do Rio de Janeiro e de outros estados e países. Todos interessados em conhecer as dependências do equipamento, com destaque para o plenário Barbosa Lima Sobrinho, palco de importantes momentos da política nacional e cenário de obras dramatúrgicas, como a minissérie Maysa (2009), da Rede Globo de Televisão; e o filme Tropa de Elite 2 (2010), vencedor de várias categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

“Após um ano de reabertura do Palácio Tiradentes, já percebemos seu impacto na ativação do Corredor Cultural do Centro Histórico do Rio. É uma honra para a Alerj realizar uma imersão do cidadão na história do Legislativo. A visita guiada é um sucesso e os números expressivos comprovam isso”, comemorou Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Alerj.

O passeio pelo histórico prédio é conduzido por guias, que apresentam as dependências do Tiradentes em português, inglês, espanhol ou francês. A visitação permite às pessoas entenderem a importância de cada espaço do prédio, corredores e Salão Nobre. A biblioteca do Palácio também é outro atrativo apresentado. No local são guardados livros raros da literatura mundial.

Exposições artísticas

No Palácio Tiradentes também acontecem exposições artísticas temporárias, para despertar o interesse dos visitantes pelas várias manifestações artísticas, além de dar centralidade ao espaço. Atualmente, estão em cartaz até 9 agosto, as mostras “Africanidades”, resultado das atividades dos alunos de uma escola pública de Duque de Caxias; e “Arte Tribal Africana”, do escritor e colecionador Maciel de Aguiar, que reúne 100 peças criadas por civilizações africanas entre os séculos XVII e XX. As peças integram o acervo de quase quatro mil peças do África-Brasil Museu Intercontinental, equipamento localizado na cidade de São Mateus, no Espírito Santo.

A visitação pode ser agendada pelo e-mail: cultura@alerj.rj.gov.br.

Mais informações: (21) 2588-1251.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Palácio Tiradentes bate recorde de visitação em julho
lapa dos mercadores 2024 Palácio Tiradentes bate recorde de visitação em julho

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui