Celebrado na primeira sexta-feira de agosto, o Dia Internacional da Cerveja já movimenta centenas de bares e restaurantes do Rio de Janeiro. Na Freguesia, Zona Oeste da capital, o Restaurante Baixo Araguaia promete momentos especiais aos clientes enquanto apreciam uma “loira” bem gelada, nesta sexta-feira (2).
Considerado uma referência em bar de brasa na região, o Baixo Araguaia conta com diversos sabores de pasteis, entre os destaques estão o pastel de maminha com queijo, feito com maminha fatiada e queijo muçarela derretido; camarão recheado, petisco conta com muito camarão e requeijão premium; coração de frango, preparado com corações de frango fatiados com um toque de pasta de alho especial; pastel de pão de alho feito com um pasta especial de alho à base de queijo; entre outros sabores tradicionais.
Para combinar com uma cerveja bem gelada à moda da casa, o Baixo Araguaia oferece ainda uma boa variedade de petiscos: barriga de porco preparada com “gordurinha pururuca” na brasa, acompanhada de ketchup de goiaba; queijo coalho com geleia de pimenta; pão de alho especial, com base de requeijão parmesão e ervas no pão francês; maminha angus, para quem gosta de uma carne mais magra, além de linguiças calabresa e toscana.
O estabelecimento, que deu início às suas atividades como um “pé sujo”, em 1980, evoluiu e tornou-se um ícone gastronômico da região. Com um forte perfil familiar, o Baixo Araguaia recebe muitas pais acompanhados por seus filhos, o que levou a direção da casa a criar um espeço pedagógico destinado às crianças.
No local, pedagogas contratadas pelo Araguaia realizam atividades lúdicas para desenvolver a parte cognitiva dos pequenos enquanto os pais e demais familiares estão no bar. A ideia, segundo Raphael Martins, um dos sócios do empreendimento, é impedir que as crianças fiquem ociosas, além de viabilizar um ambiente de sociabilidade e criação de networking.
“Falar sobre o espaço infantil pedagógico do Araguaia é motivo de muita satisfação, como empresário e pai. Por isso, contratamos profissionais especializadas em crianças até 5 anos, nosso foco. No local, as crianças podem interagir entre si e com as pedagogas, que criam brincadeiras especiais, como pintura, desenho e contação de histórias. Meu filho caçula, de 3 anos, faz amizades no espaço infantil. Como o Baixa Araguaia é uma casa tradicional e familiar, a criação de vínculos para nós é importante. É a nossa marca registrada”, comentou Raphael, que atua com mais três sócios: Daniel Bittencourt, Eduardo Bruno e Vinicius Chita, além de 26 funcionários.
Permanecendo fiel às suas origens de botequim e restaurante, o Baixo Araguaia oferece gratuitamente chope e batata portuguesa para os clientes que aguardam na fila. Um das marcas do bar é o chope servido com creme, o que proporciona uma experiência ainda deliciosa para os apreciadores da bebida, ainda mais nesse Dia Internacional da Cerveja.
Informações: (21) 3392-3760 / @baixoaraguaia
O Baixo Araguaia fica na Rua Araguaia, nº 1709, Freguesia (Jacarepaguá), na Zona Oeste do Rio de Janeiro.