Amador Perez completa 50 anos de carreira com exposição no Paço Imperial

Abertura do evento acontece, neste sábado (3), a partir das 12h. Amador é um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira e tem no desenho a grafite a sua manifestação preferida

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Amador Perez - Divulgação

O desenhista Amador Perez, um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira, comemora 50 anos com a mostra “Amador Perez 50 Anos Fotolivrografia”, no Paço Imperial, Centro do Rio, com abertura neste sábado (3), partir das 12h. O trabalho relembra a primeira exposição do artista, realizada em 1974, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. A entrada é franca.

Durante a década de 1970, Amador Perez compilou imagens de jornais e revistas que serviram como referência para que ele desenhasse a grafite, enquanto pesquisava possibilidades de uso da xerox. Nos vinte anos seguintes, o artista plástico deu prosseguimento ao uso da técnica virtuosística de grafite para manifestar os fantasmas da sua imaginação, que têm na solidão um dos seus temas de retratação predileto.

No início dos anos 2000, Amador encaminhou o seu trabalho para a combinação sinérgica de técnicas, como gravura, fotografia e recursos digitais. A partir 2015, o artista deu um passo adiante na inovação e incorporou o celular ao seu processo produtivo. Ao fotografar com o aparelho, Amador Perez aprofundou a sua pesquisa e reflexão sobre a materialidade e a imaterialidade; a singularidade e a multiplicidade das obras de arte e as suas reproduções.

A mostra é composta por 4 núcleos e apresenta 169 obras:

1 – Eus e Um: reedição digital de 42 autorretratos apresentados na XXI Bienal de São Paulo, em 1991, e duas séries fotográficas, reproduzidas em livros, recentes e inéditas;

2 – Goyesca: Taurografia inspirada nas gravuras da Tauromaquia, de Francisco de Goya;

3  – Piranesiana: Fundição – sobre gravuras, projetos de lareiras, de Piranesi;

4 – Linha do Tempo: retrospecto da trajetória do artista de 1974 à atualidade.

A exposição, cujo encerramento acontece em 20 de outubro, contará com uma série de eventos durante esses três meses:

– Dia 24 de agosto, às 15 horas, na Sala dos Archeiros, conversa com Rafael Cardoso, historiador, escritor e autor dos textos da exposição;

– Dia 21 de setembro, às 15 horas, visita guiada por Amador Perez;

– Dia 20 de outubro, às 15 horas, conversa com o artista sobre a mostra e a sua obra.

Graduado em design gráfico pela Universidade Federal Fluminense (UFRJ), em 1976; Amador Perez fez a sua primeira exposição individual no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio. Ele também expôs os seus trabalhos na XXI Bienal de São Paulo, e em individuais em instituições, como: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Instituto Moreira Salles (IMS), Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e Paço Imperial.

Amador possui obras inclusas em acervos de renomadas instituições culturais nacionais e internacionais, com destaque para o MNBA, MAM Rio e Museu de Arte do Rio (MAR), Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São (MAC USP) e Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo). Amador Perez, que também foi professor universitário na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e no Departamento de Artes e Design, da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), também tem as suas obras catalogadas em importantes coleções, como Gilberto Chateaubriand e José Mindlin.

O Paço Imperial fica na Praça Quinze de Novembro, nº 48, no Centro do Rio.

Serviço:

– Abertura da exposição: 3 de agosto de 2024, sábado, de 12h às 18h;

– Período expositivo: 4 de agosto a 20 de outubro de 2024;

– Horários de visitação: terça a domingos e feriados, de 12h às 18h.

Mais informações: http://amigosdopacoimperial.org.br/

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Amador Perez completa 50 anos de carreira com exposição no Paço Imperial
lapa dos mercadores 2024 Amador Perez completa 50 anos de carreira com exposição no Paço Imperial

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui