O Complexo de Manguinhos, localizado na Zona Norte da capital, foi alvo da “Operação Limpidus II”, na manhã desta segunda-feira (5). A ação, coordenada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pelas polícias Civil e Militar, foi articulada para combater os crimes de tráfico de drogas, roubos de carga e veículos, além de desarticular a atuação de lava-jatos clandestinos na região.
Conhecida pelo alto índice de criminalidade, a Avenida Leopoldo Bulhões, uma das movimentadas do Complexo, foi o principal alvo das operações de ordenamento e segurança pública. Na via, as autoridades desmantelaram 15 lava-jatos ilegais, que, segundo investigações policiais, teriam ligação com o tráfico de drogas, além de serem utilizados como rota de fuga para a execução de roubos e outras atividades criminosas. Nos estabelecimentos foram constatados os crimes de furto de energia elétrica e de água. Este configura crime ambiental.
O choque de ordem identificou ainda 85 construções irregulares, erguidas em áreas públicas, muitas das quais em condições precárias e insalubres. Todas foram demolidas. Na operação, também foram apreendidas três máquinas de caça-níquel. Trinta e oito ligações clandestinas de luz e 27 de água foram cortadas.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), de acordo com a rádio Tupi, ressaltou que a Limpidus II objetiva a demolição de estruturas ilegais, a desobstrução da área pública, além da melhoria das condições de segurança e mobilidade da Avenida Leopoldo Bulhões, prejudicadas pela atuação do crime organizado na região.
Participaram da “Operação Limpidus II”: agentes do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal (GM).
Parabéns! Tinha que fazer isso em toda entrada de favela.