Grupo Pela Vidda realiza mutirão de retificação civil, nesta quinta-feira, às 14h

Ação é voltada para transexuais e travestis que desejam a mudança de nome nos seus documentos. O GPV-RJ fica na Avenida Rio Branco, 135- Sala 709, no Centro do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Membros, voluntários e pessoas atendidas pela ONG - Divulgação

Celebrando 35 anos de atuação, o Grupo Pela Vidda do Rio de Janeiro (GPV-RJ) realiza, nesta quinta-feira (8), às 14h, um mutirão de retificação de nome civil para pessoas trans. Na ocasião, também serão feitas testagens rápidas contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuição de matérias de prevenção. Neste mês, a ONG, que é dedicada à defesa das pessoas atingidas pela epidemia de HIV/Aids e às causas da população LGBTQIA+, fará um balanço sobre as conquistas e os retrocessos no enfrentamento das causas.

Segundo o GPV-RJ, a reidentificação civil representa uma etapa importante para o reconhecimento e respeito às identidades trans e travesti. Por isso, o grupo se compromete com a promoção de direitos e o combate à discriminação dessas populações. As pessoas interessadas em retificações dos seus nomes devem comparecer à sede da ONG com os documentos originais para tramitar o processo: Identidade, CPF, título de eleitor e certidão de nascimento.

“Essa iniciativa representa um passo significativo na luta pelos direitos trans e na construção de uma sociedade mais inclusiva, reconhecendo a importância da identidade de gênero e promovendo a dignidade e o reconhecimento legal para todos. O Grupo Pela Vidda RJ reitera seu compromisso em contribuir para a construção de um futuro mais justo e igualitário para a comunidade trans”, afirmou a advogada do grupo, Maria Eduarda Aguiar.

Na sede do Pela Vidda RJ funciona o Centro de Referência Jovana Baby, criado em homenagem à ativista pelos direitos das travestis e trans. O centro é pioneiro na proposta de reidentificação civil. O primeiro mutirão foi realizado em 30 de janeiro, o segundo no dia 5 de março, na sede da instituição. 

O GPV-RJ

O GPV-RJ foi idealizado e fundado pelo escritor Herbert Daniel, em 24 de maio de 1989. A entidade é o primeiro grupo criado no Brasil por pessoas contaminadas pelo HIV e AIDS, seus familiares e amigos. O funcionamento da instituição é resultado da dedicação de voluntários e de profissionais ligados à luta contra a epidemia no País.

Grupo Pela Vidda do Rio de Janeiro fica na Avenida Rio Branco, 135- Sala 709, no Centro do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Grupo Pela Vidda realiza mutirão de retificação civil, nesta quinta-feira, às 14h
lapa dos mercadores 2024 Grupo Pela Vidda realiza mutirão de retificação civil, nesta quinta-feira, às 14h

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui