O Estado do Rio de Janeiro alcançou a 2ª posição no ranking nacional do Índice Abep-TIC, que avalia a oferta de serviços públicos digitais. A conquista foi anunciada durante a 51ª edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para Gestão Pública (SECOP), realizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
A ascensão do estado no ranking é notável: em 2021, Rio ocupava a 16ª posição, subindo para o 9º lugar em 2022 e para o 3º em 2023, até alcançar a vice-liderança neste ano. O governador Cláudio Castro destacou o empenho das secretarias envolvidas no processo de digitalização, ressaltando que o prêmio não é apenas um reconhecimento da área digital, mas de todo o governo que se adaptou à transformação tecnológica.
“Quero agradecer e parabenizar a Secretaria de Transformação Digital e o Proderj pelo resultado, e também as demais secretarias, que entenderam que este é um processo sem volta. Esse não é um prêmio só da área digital, mas de todas as áreas que entenderam a importância de sair da caixinha, de aprender algo novo para melhorar a vida do cidadão fluminense”, afirmou Castro.
O Índice Abep-TIC mede a disponibilidade dos principais serviços dos governos estaduais em plataformas digitais, avaliando se essas ofertas seguem as melhores práticas de governo digital, conforme a legislação vigente.
O secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias, expressou confiança na continuidade desse progresso. “O Rio de Janeiro hoje tem o maior projeto do país na área e trabalhamos intensamente, com foco no cidadão fluminense. A meta que o governador nos deu é de, até o final da gestão, alcançarmos o primeiro lugar. Vamos atrás desse resultado”, afirmou.
Além disso, o estado também se destacou na e-Gov Conference, realizada na Estônia, em maio deste ano, onde o Rio de Janeiro foi o primeiro representante da América do Sul a realizar uma palestra no maior evento mundial de governo digital.
A plataforma RJ Digital, através do portal www.rj.gov.br, oferece atualmente mais de 2.400 serviços ao cidadão, incluindo o registro online de crimes e reclamações junto ao Procon-RJ, além de contar com um intérprete virtual para Libras, que utiliza Inteligência Artificial para a tradução de conteúdo.
Na sexta-feira, 9 de agosto, será anunciado o resultado do Prêmio Gov.Digital, onde o Rio de Janeiro concorre na categoria “Melhor solução de governo digital para governo aberto”.