Durante a cerimônia de abertura do Encontro de Jovens Empreendedores, o presidente da Câmara Municipal do Rio (CMRJ), Carlo Caiado (PSD), e o ex-deputado Márcio Fortes entregaram a Comenda Pedro Ernesto ao reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Padre Anderson Antonio Pedroso, nesta segunda-feira (12). O evento celebrou a primeira edição do Dia da Juventude Cristã no Rio de Janeiro.
“Recebo com humilde consciência do compromisso em continuar servindo essa cidade maravilhosa que conquistou meu coração. Morei em muitos lugares, mas foram os cariocas e moradores do Rio que me acolheram com um carinho que me comove. Desejo ajudar no desenvolvimento e na promoção humana e socioambiental”, comentou emocionado o reitor da PUC-RJ.
O jesuíta Anderson Antonio Pedroso tem uma longa trajetória dedicada à educação no Brasil e no exterior. O religioso é Doutor em História da Arte Contemporânea e Estética Filosófica pela Universidade Sorbonne, em Paris; e tem mestrado em Filosofia Estética (Philosophie de l’art) pela mesma instituição. O Reitor da PUC-RJ fez a sua graduação e mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e licenciatura em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração, em Bauru (SP), sua cidade natal.
No momento, Padre Anderson Antonio Pedroso compõe o Conselho Superior da FAPERJ, é vice-presidente da Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL) e coordenador da Aliança Estratégica das PUCs, além de integrante do conselho do Comitê Cristo G-20.
A celebração do I Dia da Juventude Cristã no Rio de Janeiro é resultado de uma parceria a Casa de Inovação (PUC-RJ) e a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), que acolheram os calouros da universidade, para falar sobre perspectivas profissionais e empreendedoras. O evento faz parte do Calendário Oficial da Cidade e foi criado por Carlo Caiado, coincidindo com o Dia Internacional da Juventude.
O encontro carioca marca a semana de acolhimento aos calouros da universidade, considerada a melhor instituição de ensino particular do Brasil e uma das 20 melhores na América Latina. A PUC-Rio é uma instituição comunitária, filantrópica e sem fins lucrativos, que tem 42% do seus alunos como bolsistas, contabilizando uma renúncia de receita de aproximadamente 35%.
De 2015 até os dias atuais, a universidade concedeu R$ 1,6 bilhões em bolsas. E para consolidar o seu apoio aos estudantes, a instituição criou o Programa de Permanência Estudantil (FESP), que fornece apoio em alimentação, transporte e auxílio para compra de computadores. Iniciativa para a qual a Reitoria reserva um aporte anual de aproximadamente R$ 3 milhões. Com tais ações, a PUC-Rio se aproxima da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (Uniapac ADCE’ Rio), para realizar iniciativas em prol da sociedade civil carioca.
Entre as várias autoridades que compareceram ao evento estão Alberto Gallo e Elmair Neto, presidente e vice-presidente da ADCE Rio, além de Matheus Campelo, representando a ADCE’ Jovem Rio.
Criada por meio da Resolução n° 40, em 20 de outubro de 1980, a medalha Pedro Ernesto é a principal homenagem carioca àqueles que se destacam no cenário brasileiro ou internacional.