SAMU registra 110.725 de atendimentos no 1º semestre de 2024

Governo do Estado investiu R$ 87 milhões na compra de 249 novas UTIs móveis, para agilizar as ações de socorro em todos os municípios fluminenses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
03-04-2023 - Profissionais da Samu na Muzema.Fotos Luis Alvarenga

Com 20 anos de atendimentos prestados à população do Rio, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-RJ) registrou, apenas nos primeiros seis meses deste ano, um aumento de 17% de socorros diante do mesmo período do ano anterior, contabilizando 110.725 chamados. A tendência é de que a eficiência no SAMU aumente ainda mais, pois o Governo do Estado investiu R$ 87 milhões na compra de 249 novas UTIs móveis, para agilizar as ações de socorro em todos os municípios fluminenses.

No último domingo (11), o SAMU ganhou a sua 38ª base descentralizada, na Praça Seca, na Zona Oeste da cidade. Com modelo, a administração estadual pretende viabilizar um atendimento mais rápido nas diversas regiões da capital.

“Chamar o SAMU é a primeira atitude de quem enfrenta um incidente de saúde. Por isso, estamos investindo muito para que esse serviço chegue cada vez mais rápido a quem precisa de socorro. Quero aproveitar para parabenizar todos esses profissionais que fazem a diferença, com tanta competência e profissionalismo, na vida da nossa população”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL), segundo o Correio da Manhã.

Desde 2021, o serviço é administrado diretamente pela Fundação Saúde, órgão subordinado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), contabilizando mais de 690.400 atendimentos.

“O SAMU-RJ é um serviço fundamental para a população do Rio de Janeiro. Por meio de um atendimento rápido e eficaz, conseguimos evitar óbitos e a evolução das vítimas para quadros mais graves”, ressaltou a secretária Claudia Mello, ainda segundo o veículo.

Para agilizar os atendimentos, em 2024, a SES-RJ comprou 11 ambulâncias e investiu em tecnologia. Das 73 ambulâncias do SAMU, 45 são Unidades de Saúde Básica, 15 Unidades de Saúde Avançada, 11 Unidades de Saúde Intermediária, duas Unidades de Suporte a Desastres.

A secretaria comprou ainda 28 novas motolâncias, totalizando 30 unidades; além de 44 ambulâncias utilizadas no Transporte Inter-Hospitalar, que permitem transportar pacientes em estado grave, obesos e bebês.

“Temos avançado nos últimos anos graças aos investimentos realizados pelo Governo do Estado. Desde 2021, estamos ampliando o número de viaturas, investindo em tecnologia e melhorando a nossa infraestrutura, que é reconhecida em todo Rio, com esse aumento no número de chamados e confiança no nosso trabalho”, comemorou o coordenador-geral do SAMU-RJ, Coronel Sarmento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp SAMU registra 110.725 de atendimentos no 1º semestre de 2024

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui