Inteligência artificial do MPRJ vai identificar possíveis irregularidades nas eleições

Tecnologia vai ajudar nas análises e evitar que pessoas com pendências na Justiça sejam candidatas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/TSE

Partidos políticos têm até esta quinta-feira (15/08) para oficializar as candidaturas para as eleições municipais de 2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ajudar nas análises e evitar que pessoas com pendências na Justiça sejam candidatas, o Ministério Público do Rio de Janeiro criou uma inteligência artificial, capaz de identificar irregularidades no processo eleitoral.

O MP vai usar uma ferramenta só para cruzar dados e observar se candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador – a ideia é fazer com que o processo de identificação de pessoas condenadas ou com envolvimento com tráfico e milícia seja feito de maneira mais célere, para evitar que o Tribunal Regional Eleitoral autorize suas candidaturas.

Segundo o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Luciano Mattos, a tecnologia tem a finalidade de facilitar o trabalho dos promotores eleitorais:

Esse robô vem com a finalidade de facilitar o trabalho dos promotores eleitorais. O prazo é muito exíguo e, portanto, exige agilidade na análise dos registros de candidaturas. São muitos candidatos, principalmente na eleição municipal, e, portanto, essa ferramenta vem contribuir com o trabalho dos promotores eleitorais“.

Luciano Mattos afirmou ainda que a ferramenta não será aberta ao público. O foco, de acordo com o procurador, será a identificação de irregularidades, de fraudes eleitorais e da influência das organizações criminosas no processo eleitoral.

“A ferramenta foi desenvolvida dentro desse esforço de aprimorarmos a nossa atuação eleitoral, que terá foco nas irregularidades, nas fraudes eleitorais e, principalmente, na questão das organizações criminosas, na sua influência no processo eleitoral. Mas, antes disso, é importante a análise do registro de candidaturas, então desenvolvemos esse robô, dentro desse esforço maior de acompanhar mais de perto o processo eleitoral”, diz o procurador, que completa.

“Portanto, essa ferramenta visa agilizar. Mas isso faz parte do processo e, em seguida, desenvolveremos o trabalho na parte da fiscalização de campanha, abuso do poder econômico, abuso do poder político e qualquer outra irregularidade no processo eleitoral”.

Até o momento, foram registradas 265 candidaturas para prefeito, 265 para vice-prefeito e 12 mil para vereadores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Inteligência artificial do MPRJ vai identificar possíveis irregularidades nas eleições

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui