O Palácio Gustavo Capanema, localizado na Avenida Graça Aranha, entre o Castelo e a Cinelândia, no Centro do Rio, está prestes a ganhar uma nova funcionalidade. Depois de seis anos em obras, a construção modernista da década de 40 não apenas retomará suas funções como sede de órgãos do Ministério da Cultura, mas também será transformada em um centro de exposições.
O edifício, que se tornou um marco da arquitetura modernista no Brasil e no mundo, foi inaugurado em 1943 e projetado por um renomado grupo de arquitetos, incluindo Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Carlos Leão, Affonso Eduardo Reidy, Ernâni Vasconcelos e Jorge Machado Moreira, com a consultoria do renomado arquiteto franco-suíço Le Corbusier. A arquitetura do Capanema é um exemplo exemplar do modernismo no país, com sua estrutura em pilotis e um pé-direito monumental de mais de nove metros no térreo.
Uma Nova Função
De acordo com o blog do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a revitalização do Palácio Gustavo Capanema incluirá a incorporação de um andar exclusivo dedicado a exposições, com a possível inclusão de um espaço dedicado ao acervo do próprio Oscar Niemeyer. Jaime Zettel, conselheiro da Fundação Oscar Niemeyer, está liderando as negociações para trazer essa coleção valiosa para o edifício, que ocupa um quarteirão inteiro no Centro do Rio e apresenta uma praça pública no térreo devido ao seu projeto em pilotis, permitindo a passagem desimpedida de pedestres. No nível térreo, a construção inclui um auditório e uma marquise projetada por Roberto Burle Marx, que complementa o terraço-jardim do prédio.
Desde 2018, o Palácio Gustavo Capanema está fechado para reformas, com a previsão de conclusão das obras para o segundo semestre deste ano. A recuperação do prédio não é apenas uma questão de preservação arquitetônica, mas também uma tentativa de reconhecer sua importância global. Há planos para solicitar à Unesco o reconhecimento do edifício como Patrimônio Mundial Cultural, uma medida que reforçaria ainda mais seu status como um ícone da arquitetura do Rio.
Expliquem pra mim o que é um “exemplo exemplar”, por favor.