Grande nome do samba e da música brasileira em geral, o cantor e compositor Zeca Pagodinho vai ganhar o título de de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O prêmio é concedido a personalidades que contribuem para o desenvolvimento econômico, científico, artístico, cultural ou desportivo do estado.
Além da carreira artística, Zeca também é conhecido pelas ações sociais que desenvolve, como o instituto em Xerém, no município de Duque de Caxias, que fundou para oferecer cursos gratuitos em diversas áreas a crianças e adolescentes.
A medida será promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União), e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.
A iniciativa é da deputada Dani Monteiro (PSOL), por meio do Projeto de Resolução 800/24, aprovado em discussão única nesta quarta (21) na Alerj.
Em Julho, o Instituto Zeca Pagodinho anunciou a doação de um terreno de 8 mil metros quadrados para a implantação de um sistema de cultivo de espécies nativas da Mata Atlântica, no município da Baixada Fluminense.