A cidade do Rio de Janeiro deve enfrentar nesta sexta-feira (23/8) o dia mais quente deste inverno, com previsão de sol forte e céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima poderá atingir 38ºC, segundo informações do Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio. No entanto, o calor intenso será interrompido pela chegada de uma frente fria vinda do oceano, que deverá derrubar a temperatura em até 10ºC.
Os ventos, que serão predominantemente moderados, poderão apresentar rajadas fortes, soprando de Sul para Sudoeste, e iniciarão a queda de temperatura, ainda sem previsão de chuva. Na quinta-feira (22/8), a cidade já experimentou um dia de calor, com céu claro e temperatura máxima de 36,2ºC.
O “veranico” que dominou o Rio nos últimos dias, levando muitos cariocas às praias, começará a perder força a partir de sábado (24/8). Com a aproximação de uma frente fria no oceano, a cidade verá um aumento na nebulosidade, e há previsão de chuva fraca e isolada a partir da noite. Os ventos permanecerão moderados, com rajadas fortes. As temperaturas deverão variar entre uma mínima de 16ºC e uma máxima de 28ºC.
No domingo (25/8), a passagem da frente fria trará um clima mais ameno. O céu ficará nublado a encoberto, com chances de chuva fraca a moderada isolada ao longo do dia. Os ventos continuarão moderados, com rajadas fortes vindas do Sudoeste, e a temperatura máxima não deverá ultrapassar 24ºC.
Para a segunda-feira (26)/8, o Alerta Rio prevê um dia ainda mais frio. O céu permanecerá encoberto devido ao transporte de umidade do oceano em direção ao continente. A previsão é de céu nublado, passando a parcialmente nublado ao final do dia, com chuvas fracas isoladas até a manhã. Os ventos seguirão moderados, com rajadas fortes. A temperatura continuará em queda, com a máxima não ultrapassando 21ºC, marcando o dia mais frio da semana.