Foi lançada na última segunda-feira (19/8), durante um evento do SEBRAE no Condomínio Reserva do Sahy, em Mangaratiba-RJ, a rota turística Caminhos Verde Mar, que liga o município de Itaguaí ao de Paraty, abrindo um leque para o ecoturismo na região da Costa Verde do estado do Rio de Janeiro.
O projeto conta com uma rede de trilhas planejadas e rotas sustentáveis conectando diversos municípios, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar a beleza natural da região de forma responsável. Além do turismo sustentável, a rota também visa trazer benefícios diretos para as comunidades locais.
“Itaguaí se apresenta como porta de entrada da Costa Verde!”, enfatizou a secretária de Turismo e Esporte do município, Fernanda Spindola. “Mostramos que, além de ter a maior festa country do estado do Rio (Expo Itaguaí), Itaguaí também é rica em história e belezas naturais, que contemplam do mar a montanha“.
De acordo com os idealizadores da rota, as trilhas serão projetadas de forma a minimizar o impacto sobre a flora e a fauna da região, com a utilização de materiais sustentáveis e a implementação de práticas de ecoturismo responsável.
“Nunca estivemos inseridos nesse cenário turístico da Costa Verde. Mas, na atual gestão municipal, conseguimos mostrar a importância e as belezas naturais de Itaguaí dentro do contexto histórico e cultural com um cenário de naturezas exuberantes“, destacou a secretária.
Como é o acesso por Itaguaí?
Será gratuito?
Horário de funcionamento?
Regras?
Lançamento em condomínio privado em Mangaratiba? Por quê?
As coisas são feitas na intenção de deixar as pessoas à margem das coisas, como se Itaguaí fosse um município rico.
Matéria tosca
Como é o acesso por Itaguaí?
Será gratuito?
Horário de funcionamento?
Regras?
Lançamento em condomínio privado em Mangaratiba? Por quê?
As coisas são feitas na intenção do povo ficar á margem das coisas, como se Itaguaí fosse um município rico.
Matéria tosca
A volta do trem de passageiros para Mangaratiba conectando ao porto de onde partem barcos para Ilha Grande seria essencial. Seria uma boa, por exemplo, fazer uma linha Mangaratiba x Miguel Pereira passando por Itaguaí e Seropédica e ampliando o serviço de trens urbanos da Supervia de Santa Cruz até Itaguaí. De preferencia todos os ramais da Supervia deveriam se tornar metrô, mas fazendo isso já seria um bom começo para a região!!!!