O clima na Cidade Maravilhosa voltou a apresentar temperaturas elevadas, trazendo o calor de volta aos cariocas após um período de frio intenso. O sol retorna com força, e o tira e põe de casaco fica para trás. Se você está se perguntando se é possível aproveitar a praia com amigos e familiares, a resposta é sim. Para este sábado (31/08), a previsão é de céu limpo e muito sol, com poucas nuvens e ventos moderados. As temperaturas devem variar entre mínima de 14°C e máxima de 35°C.
Os ventos estiveram fracos a moderados e as temperaturas estiveram em declínio em relação ao dia anterior, com mínima registrada de 13,7°C às 06h00min na estação Jacarepaguá (INMET) e máxima registrada de 30,2°C às 12h10min na estação Irajá.
No domingo, o termômetro deve atingir 34°C, com mínima de 16°C. O tempo será parcialmente nublado a nublado, com ventos moderados a fortes. A onda de calor que atinge o país eleva ainda mais as temperaturas, um fenômeno incomum para este inverno, que já é um dos mais secos da história. No Rio de Janeiro, as temperaturas continuarão a subir devido a essa onda de calor, que começa a impactar o Brasil a partir desta segunda-feira (2).
Na terça-feira (03/09), o sol aparece no céu entre nublado e parcialmente nublado, sem previsão de chuva. Os ventos serão fracos e a temperatura deve variar entre mínima de 14°C e máxima de 33°C, conforme o Alerta Rio. Já na quarta-feira (04/09), o sol surge com o céu parcialmente nublado a claro. A cidade continua sem previsão de chuva, e as temperaturas permanecem altas, com mínima de 15°C e máxima de 34°C.
Situações das praias do RJ
O boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) revela que 16 praias no Rio de Janeiro são recomendadas para banho, enquanto 3 estão impróprias e trechos de outras duas também são desaconselhados. Confira a lista:
Próprias: Guaratiba, Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca (menos em frente ao 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros e no Quebra-mar, em frente à Rua Sargento João de Faria), Pepino, São Conrado (exceto em frente ao nº 220 da Avenida Prefeito Mendes de Morais), Leblon (exceto em frente à Rua Rita Ludolf e em frente à Rua Bartolomeu Mitre), Ipanema, Arpoador, Copacabana, Leme, Vermelha, Urca e Flamengo. Impróprias: Vidigal, Diabo e Botafogo.
Em Niterói, as praias favoráveis ao mergulho são: Gragoatá, Flechas (exceto em frente à em frente à Rua Nilo Peçanha), Icaraí (exceto em frente à Rua Otávio Carneiro e Rua Mariz e Barros), Charitas (exceto em frente à Avenida Quintino Bocaiúva n° 355 e no lado direito do Clube Naval de Charitas), Eva, Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. O banho não está recomendado nas praias de Boa Viagem, São Francisco e Jurujuba.