Primeira unidade do Sesc no Brasil, no Engenho de Dentro, será transformada em museu do comércio

O anúncio da reforma do local aconteceu nesta terça-feira (03/09)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Projeção da fachada do Museu do Comércio Mozart Amaral, no Engenho de Dentro Divulgação / Sesc

O casarão no Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio, que abriga a primeira unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Brasil será revitalizado e transformado no Museu do Comércio Mozart Amaral (MUCMA). O anúncio da reforma do local aconteceu nesta terça-feira (03/09).

O projeto de recuperação do museu prevê a uma grande reforma estrutural, incluindo a fachada do edifício, além da construção de galerias expositivas, salas multiuso, cafeteria, praças abertas e cobertas, áreas de pesquisa e espaços para atividades educativas.

O espaço também vai abrigar um Centro de Memória do Sesc-RJ, que será acompanhado de um laboratório de conservação. A inauguração do novo museu, no entanto, ainda não tem data definida. De acordo com o Sesc, o projeto precisa passar por um processo de licitação para as obras começarem.

Inaugurado em 3 de outubro de 1946 na Avenida Amaro Cavalcanti 1.661, o histórico edifício oferecia serviços de assistência à maternidade, infância e combate à tuberculose. Posteriormente, passou promover ações socioeducativas nas áreas do comércio de bens, esporte, saúde, cultura e turismo.

A expectativa do Sesc é que a revitalização do prédio tenha um impacto positivo para a região, oferecendo espaços para desenvolvimento de atividades culturais e educativas de diferentes naturezas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeira unidade do Sesc no Brasil, no Engenho de Dentro, será transformada em museu do comércio
lapa dos mercadores 2024 Primeira unidade do Sesc no Brasil, no Engenho de Dentro, será transformada em museu do comércio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui