A Qive (antiga Arquivei), plataforma responsável por gerenciar documentos fiscais de mais de 150 mil empresas no Brasil, lança a campanha “Quem vive de passado é museu. Quem vê futuro vai de Qive”, desenvolvida pela Rastro. Em um vídeo com tom leve e de humor, o ator, comunicador e humorista Antonio Tabet faz o papel de guia no “Museu Nacional da Perda de Tempo” e apresenta cenas obsoletas relacionadas às empresas que perdem tempo com tarefas fiscais, financeiras e de contas a pagar e compras. O objetivo da narrativa é provocar uma reflexão sobre métodos antigos e ineficientes versus as soluções modernas oferecidas pela startup. O resultado do filme ficou tão bom que lembra a época dourada da publicidade, quando era um prazer assistir aos anúncios. Veja aqui o filme da campanha.
Com foco nos Ads do YouTube, Linkedin e Meta, redes sociais, influenciadores e mídia OOH, o principal objetivo da campanha é alcançar novos públicos, de analistas a gerentes, donos de empresas, de pequeno a grande porte, áreas fiscal e financeira.
A escolha de Antonio Tabet, conhecido por seu humor ácido e capacidade de se conectar com o público de forma leve e irreverente, faz com que um assunto tratado ainda de forma burocrática se transforme em um tema descontraído. E o mais importante: acessível a todos. “São escolhas para ampliarmos nosso alcance, mas sem perder a leveza. O humor é uma ferramenta poderosa para mostrar a realidade de muitas empresas. Queremos que o público se identifique com as situações e perceba que existe um jeito mais simples de encarar as rotinas financeiras”, conta Gabriela Garcia, Head de Marketing da Qive.
Além da estratégia, direção criativa e gestão de mídia, a Rastro também vai ser responsável pelo plano com creators, como Festa da Firma, Diego Cruz, Coala e Hugo Carvalho, que criarão conteúdo satirizando situações de trabalho conforme seu público e linguagem. Afonso Soares, sócio e diretor de criação da Rastro comenta sobre o propósito da campanha: “Estamos mostrando que, mesmo em setores mais tradicionais como o financeiro, é possível construir uma marca forte e criar um impacto emocional significativo no consumidor”.
A campanha da Qive também chega para reforçar o processo de rebranding e novo posicionamento de marca, realizado em parceria com a agência FutureBrand. As mudanças visam refletir o novo escopo de atuação da empresa que, além da gestão automatizada de notas fiscais, passa a incluir serviços financeiros inovadores. A nova identidade marca a entrada da companhia na oferta de soluções para contas a pagar, já que trazer novas soluções financeiras para o mercado B2B a partir do documento fiscal torna-se prioridade para a Qive.
O rebranding aponta para o crescimento da empresa e a evolução da marca, sendo uma redução do antigo nome da empresa, ‘Arquivei’, tornando-a mais simples e atual. “Simplificar é um valor importante para nós e corresponde ao nosso propósito de tornar a gestão financeira, que é complexa para a maioria das pessoas, em algo simples, imediato e intuitivo”, diz Garcia.
Conforme a executiva, outra ideia central a ser comunicada pela marca é mostrar que a Qive tem uma entrega de valor única no mercado por capturar todos os documentos fiscais das empresas para organizar processos financeiros sem nenhum gap de compliance.