O Café Capitu, localizado na Rua Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, acaba de inaugurar uma homenagem ao escritor Machado de Assis. A estátua em bronze, revelada nesta semana, retrata o ilustre autor como se fosse um cliente habitual do café, sentado em uma mesa na calçada do estabelecimento. Com uma escultura em tamanho real, a cafeteria traz de volta ao cenário literário a figura carismática de Machado, que viveu no mesmo endereço por 25 anos.
Machado de Assis, conhecido carinhosamente como o “Bruxo do Cosme Velho”, residiu em uma casa que ocupava o terreno onde hoje está localizado o prédio do Café . Sua presença marcou profundamente a área, e o café faz jus a esse legado, mantendo viva a memória do grande escritor. A antiga residência de Machado foi demolida nos anos 1980 para a construção do edifício de dez andares.
Desde cedo, os clientes podem desfrutar de um cardápio variado, que vai desde um café da manhã completo até opções para o jantar. Os sucos naturais e os lanches rápidos são especialmente populares entre os frequentadores, mas o que realmente distingue o local é a sua imersão cultural. Com o jazz como pano de fundo, a cafeteria cria um ambiente envolvente e sofisticado. Além de oferecer uma experiência gastronômica de qualidade, o estabelecimento abriga uma série de eventos culturais, incluindo exposições de artistas visuais, rodas de leitura, lançamentos de livros e pocket shows de artistas independentes.
A decoração e o conceito do local são cuidadosamente planejados para refletir a presença e o legado do escritor, tornando o ambiente uma verdadeira celebração da sua obra e contribuição cultural.
O Café Capitu está localizado na Rua Cosme Velho, 174, e funciona diariamente das 7h às 21h30.
gay
Destruirama casa de Machado de Assi? É isso?
A única coisa que não se destrói no Brasil é a tosquice de sua alta burguesia.