O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (RIOgaleão) projeta um aumento significativo no movimento aéreo entre os dias 13 e 24 de setembro, período em que ocorre o Rock in Rio Brasil 2024. Com a expectativa de 380 voos extras e cerca de 47 mil passageiros adicionais, o fluxo de viajantes será quatro vezes maior em comparação à última edição do festival, realizada em 2022. A concessionária prevê um aumento de 200% no número de passageiros e de 130% nas operações de pousos e decolagens.
As principais cidades de origem e destino desses voos incluem São Paulo (SP), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).
Preparação para a alta demanda
Dimas Salvia, Diretor de Operações do RIOgaleão, afirmou que o aeroporto está preparado para atender à demanda extra, com foco em manter o padrão de serviço e a experiência dos passageiros. Entre as medidas adotadas estão o reforço das equipes de atendimento e limpeza, além da adição de oito carrinhos elétricos para facilitar o transporte de passageiros no terminal.
Os serviços de transporte, como táxis conveniados e aplicativos, também terão suas frotas reforçadas. Além disso, o aeroporto será o ponto de partida do Primeira Classe, ônibus executivo que fará o trajeto até a Cidade do Rock, com embarque no Terminal 2 entre os portões B e C do desembarque.
Experiência imersiva e celebração de marcos históricos
Como Aeroporto Oficial do Rock in Rio Brasil 2024, o RIOgaleão vai promover uma série de ativações especiais. No Desembarque Doméstico, os passageiros serão recepcionados por uma ambientação temática que remeterá ao clima do festival, com apresentações de DJs ao vivo, incluindo Totonete e Tamy, em diversos dias do evento.
Na área VIP do festival, o aeroporto oferecerá uma experiência interativa, com um painel que destacará as diferentes origens dos visitantes que passaram pelo RIOgaleão. A iniciativa também celebra os 10 anos da concessionária e os 40 anos do Rock in Rio.