O volume de serviços prestados no Estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 4,7% em julho, comparado ao mesmo mês do ano anterior. Em relação a junho de 2024, o aumento foi de 0,6%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (11/09) pela Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de 2024, o Rio de Janeiro apresentou um dos maiores impactos positivos no país, com alta de 3,9%.
O governador Cláudio Castro destacou a importância do setor de serviços para a economia do estado. “O setor de serviços tem expressiva importância para a empregabilidade e contribui de forma significativa para o Produto Interno Bruto (PIB). O impacto positivo do segmento no estado indica aumento da demanda, motivada pelo aquecimento do nosso mercado de trabalho. É a força do empreendedorismo que tanto incentivamos, já que o setor concentra grande proporção de pequenos negócios”, afirmou Castro.
Áreas de destaque
Segundo o IBGE, entre as atividades de serviços que mais contribuíram para o crescimento de julho, destacam-se as áreas profissionais, administrativas e complementares, seguidas pelas atividades de informação e comunicação. Outro setor que também apresentou desempenho positivo foi o de outros serviços.
Fernanda Curdi, secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, ressaltou o destaque do Rio de Janeiro em comparação com a média nacional. “A pesquisa mostra que, no acumulado de janeiro a julho, o resultado do Rio de Janeiro ficou bem acima da média do país, que foi de 1,8%. O setor de serviços tem grande peso na economia fluminense e seu crescimento é um indicativo de progresso socioeconômico”, explicou Curdi.
Com o crescimento contínuo do setor de serviços, o estado reforça sua importância no cenário econômico nacional, impulsionado por áreas estratégicas que contribuem para a geração de emprego e renda.