Maricá inaugura primeira Farmácia de Plantas Medicinais para promover saúde e geração de renda

O projeto abrange cerca de 30 espécies de plantas medicinais, cultivadas em uma área de 4 mil metros quadrados na Fazenda Nossa Senhora do Amparo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O município de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, inaugurou sua primeira Farmácia Viva, com o objetivo de democratizar o acesso a plantas medicinais e à fitoterapia, forma de tratamento que utiliza ervas para prevenir e tratar doenças. A iniciativa faz parte do projeto Farmacopeia Mari’ká, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O projeto abrange cerca de 30 espécies de plantas medicinais, cultivadas em uma área de 4 mil metros quadrados na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, administrada pela Codemar. Além da produção de medicamentos fitoterápicos, a iniciativa busca qualificar pequenos produtores rurais para o plantio dessas ervas, contribuindo para a geração de renda na região.

“Com a Farmácia Viva, pretendemos promover a saúde para a população e, ao mesmo tempo, gerar renda para os produtores. O projeto fornecerá mudas certificadas aos agricultores associados e comprará sua produção para processamento”, explicou João Araújo, professor de Agronomia da UFRRJ e coordenador do projeto Farmacopeia Mari’ká.

A farmácia produz remédios a partir de conhecimentos tradicionais, incluindo fungos medicinais e óleos essenciais, destinados tanto à saúde humana quanto ao cuidado de animais de estimação. “Estamos focados também na produção de medicamentos naturais para pets, uma área pouco assistida quando se trata de fitoterapia”, acrescentou Araújo.

Os produtos fitoterápicos, como chás, xaropes de guaco e loções repelentes de citronela, são distribuídos gratuitamente à população. Medicamentos que não exigem receita médica já estão sendo oferecidos em feiras e eventos, enquanto outros produtos serão distribuídos conforme orientação da equipe farmacêutica e da Secretaria de Saúde de Maricá.

Segundo a prefeitura, a distribuição em grande escala está prevista para o fim do ano, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo os medicamentos fitoterápicos como parte de um serviço gratuito com acompanhamento profissional.

Maricá foi escolhida para sediar o projeto por sua forte atuação nas áreas de agroecologia, agricultura e desenvolvimento social. “Este projeto é uma estratégia para melhorar a qualidade de vida da população e gerar renda de forma sustentável, além dos royalties de petróleo que Maricá já recebe. Estamos preparando a cidade para uma economia local e regional sustentável no futuro”, afirmou Araújo.

A Farmácia Viva está em fase final de implementação, com treinamento de profissionais de saúde, como médicos e veterinários, tanto de Maricá quanto de cidades vizinhas. A expectativa é que, em breve, a Fazenda Nossa Senhora do Amparo esteja pronta para receber farmacêuticos e atender a população de forma regular.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maricá inaugura primeira Farmácia de Plantas Medicinais para promover saúde e geração de renda

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui