Orquestra Forte de Copacabana faz turnê na China em comemoração aos 50 anos de amizade diplomática entre Brasil e China

Entre os dias 13 e 20 de setembro, o grupo formado por jovens de 13 a 21 anos, em sua maioria de áreas periféricas do Rio de Janeiro, se apresentará em locais como a Beijing University

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Orquestra Forte de Copacabana na China

A Orquestra Forte de Copacabana, formada por 26 jovens músicos de 13 a 21 anos, em sua maioria provenientes de áreas periféricas do Rio de Janeiro, está em turnê internacional na China. O grupo se apresentará entre os dias 13 e 20 de setembro em locais de destaque, como a Beijing University e a Beijing Technology and Business University.

A primeira apresentação ocorreu no Diaoyutai State Guest House no dia 13 de setembro, onde a Orquestra foi aplaudida pelo vice-presidente chinês, Han Zheng, e por diplomatas brasileiros. O evento, que celebrou os 50 anos de amizade diplomática entre Brasil e China, foi organizado pela Associação de Amizade do Povo Chinês com os Países Estrangeiros e as Embaixadas do Brasil na China.

A turnê faz parte de uma série de atividades culturais em comemoração ao marco diplomático, com o apoio cultural da Associação de Arte e Cultura RioMont e patrocínio da CNOOC PETROLEUM BRASIL, via Lei Rouanet.

Repertório multicultural e intercâmbio cultural

Com um repertório que celebra a Música Popular Brasileira (MPB) e inclui clássicos do cancioneiro popular, além de músicas chinesas, a Orquestra Forte de Copacabana propõe um encontro de culturas que se complementam. Além das apresentações musicais, os jovens músicos também participarão de atividades de integração cultural durante sua estadia na China.

Para Márcia Melchior, presidente da RioMont e diretora artística da Orquestra, essa experiência é uma oportunidade única para os jovens.
“Graças a esta iniciativa, que visa educar futuros talentos da música, esses jovens terão a oportunidade de sair do Brasil, muitos pela primeira vez, e de se apresentar na China”, destacou.

Parceria Brasil-China e futuro do projeto

A parceria entre Brasil e China tem sido reforçada através dessas ações culturais. Segundo Márcia Melchior, a visibilidade da turnê na China não apenas destaca o impacto do projeto da Orquestra, mas também reforça o papel da CNOOC no Brasil como parceira na promoção de iniciativas culturais.
“Essa visibilidade não apenas destacará o impacto do nosso projeto, como também reforçará o papel da CNOOC no Brasil como parceira fundamental na promoção de iniciativas culturais que fortalecem os laços entre os dois países,” afirmou.

Concertos no Brasil

Ao retornar ao Brasil, a Orquestra Forte de Copacabana realizará um concerto gratuito no dia 28 de setembro em celebração aos 110 anos do Forte de Copacabana, dando continuidade às comemorações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orquestra Forte de Copacabana faz turnê na China em comemoração aos 50 anos de amizade diplomática entre Brasil e China
lapa dos mercadores 2024 Orquestra Forte de Copacabana faz turnê na China em comemoração aos 50 anos de amizade diplomática entre Brasil e China

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui