19º RioHarpFestival apresenta programação internacional com harpistas neste final de semana

O 19º RioHarpFestival 2024 traz uma programação eclética neste final de semana, com apresentações de harpistas de diferentes partes do mundo, incluindo América Latina, França e Japão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jesus Suarez - harpa da Venezuela

Nesta quinta-feira (19/9), às 12h30, o Duo Amancaes, formado pelos músicos peruanos Armando Becerra (harpa) e Ernesto Zamora (violino), se apresenta no Teatro II do CCBB Rio. O repertório inclui obras de compositores peruanos e clássicos latino-americanos. Armando Becerra realiza um trabalho de pesquisa sobre música peruana, adaptando-a para harpa, enquanto Ernesto Zamora, com formação pelo Conservatório Nacional de Música do Peru, traz sua experiência em orquestras como a Camerata de Lima.

Ainda na quinta, às 15h, a harpista francesa Claire Le Fur e o grupo Les Alizes se apresentam com um repertório que mescla clássicos franceses e da Martinica. Claire Le Fur, conhecida por suas performances inovadoras, já filmou apresentações de harpa no fundo do mar do Caribe, utilizando uma harpa de borracha criada especialmente para essas ocasiões. Durante o concerto, são exibidas imagens marinhas que acompanham a apresentação musical.

Na sexta-feira (20/9), às 13h, o harpista venezuelano Jésus Soarez sobe ao palco do Teatro II do CCBB Rio para apresentar clássicos da música latino-americana. Soarez iniciou seus estudos de harpa venezuelana aos 15 anos e é uma figura de destaque em festivais de música clássica internacionais.

Na sequência, às 15h, o Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão) apresenta músicas tradicionais japonesas. O grupo utiliza instrumentos como o Koto, uma harpa horizontal tradicional, o Shamisen e o Shakuhachi. O Koto, introduzido no Japão no século VI, foi popularizado pelo mestre Yatsuhashi Kengyo no século XVII, cujas composições ainda são executadas até hoje.

A programação continua no sábado (21/9) e domingo (22/9), às 15h, com a presença da harpista brasileira Bárbara Cunha no Teatro II do CCBB Rio. No sábado, Bárbara se apresenta com o grupo Lenda Céltica, tocando harpa, violino e narrando lendas celtas, acompanhada por Vik Marins (harpa e bodhrán), Victor Leite (violão e voz) e João Pedro Barros (flautas). O programa inclui músicas celtas, irlandesas e medievais. Já no domingo, Bárbara Cunha volta ao palco com as participações especiais de Victor Leite (eufônio), João Pedro Barros (flauta) e Iago Soares (violoncelo), apresentando um repertório de música clássica.

Para iniciar a semana, na segunda-feira (23/9), às 12h30, o Coral Vozes da África, sob a regência de Luis Lima, se apresenta no Teatro II do CCBB Rio, com um programa focado em músicas africanas e relacionadas à cultura africana. A apresentação conta com a participação especial de Muso N’Goni e Mukanya.

Os ingressos são distribuídos gratuitamente uma hora antes das apresentações no CCBB RJ. Para mais informações, acesse bb.com.br/cultura, www.rioharpfestival e www.musicanomuseu.com.br.


Programação da semana:

  • 16 de setembro (segunda-feira), às 12h30 – Duo Amancaes (Peru), no CCBB Rio. Clássicos europeus e latino-americanos.
  • 17 de setembro (terça-feira), às 15h – Al Nur Kibir (Líbano), no Centro Cultural Justiça Federal. Músicas árabes.
  • 17 de setembro (terça-feira), às 18h – Claire Le Fur (França), no Espaço Cultural Arte Sesc. Clássicos franceses e da Martinica.
  • 18 de setembro (quarta-feira), às 12h30 – Claire Le Fur (França), no CCBB Rio. Clássicos franceses e da Martinica.
  • 19 de setembro (quinta-feira), às 12h30 – Duo Amancaes (Peru), no CCBB Rio. Clássicos europeus e latino-americanos.
  • 19 de setembro (quinta-feira), às 15h – Claire Le Fur (França), no CCBB Rio. Clássicos franceses e da Martinica.
  • 20 de setembro (sexta-feira), às 13h – Jésus Soarez (Venezuela), no CCBB Rio. Clássicos latino-americanos.
  • 20 de setembro (sexta-feira), às 15h – Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão), no CCBB Rio. Música tradicional japonesa.
  • 21 de setembro (sábado), às 15h – Lenda Céltica com Bárbara Cunha (Brasil), no CCBB Rio. Músicas celtas e medievais.
  • 22 de setembro (domingo), às 15h – Bárbara Cunha (Brasil), no CCBB Rio. Música clássica.
  • 23 de setembro (segunda-feira), às 12h30 – Coral Vozes da África, no CCBB Rio. Músicas africanas.

Os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada apresentação. Mais informações em bb.com.br/cultura, www.rioharpfestival e www.musicanomuseu.com.br.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 19º RioHarpFestival apresenta programação internacional com harpistas neste final de semana
lapa dos mercadores 2024 19º RioHarpFestival apresenta programação internacional com harpistas neste final de semana

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui