“Os Favelados Pod” é um podcast produzido na favela do Vidigal que amplia as vozes da favela, abrindo rodas de conversa, além de promover o acesso gratuito à informação, a iniciativa cria encontros e uma escuta ativa entre agentes de transformação das favelas, sobretudo do Vidigal, com o intuito de estabelecer um espaço onde os moradores das favelas podem ser ouvidos e representados, fomentando a cultura, a arte, o empreendedorismo e o desenvolvimento da favela.
Com dois anos de existência, as gravações acontecem no Brota Vidigal, um espaço de coworking localizado também na favela do Vidigal, que abriu suas portas para receber a segunda temporada do OS FAVELADOS POD. Nesta edição, o podcast conta com novos apresentadores e celebra ter sido um dos projetos cariocas finalistas da EXPO FAVELA 2023, além de ter conseguido se desenvolver e ampliar possibilidades através da iniciativa de Fomento à Cultura Carioca, o FOCA.
Para esta segunda temporada, o programa conta com quatro apresentadores que se revezam nas gravações. Composto por duas mulheres sendo elas Thais Dutra e Manuella Figueiredo, e dois homens, sendo eles Tom Macaveli e Fabricio Oliveira, todos 4 apresentadores são moradores de favelas e periferias, e recepcionam os convidados com muito bom humor e leveza.
Com resultados positivos pelo crescente interesse do público a cada mês, os episódios são disponibilizados nas plataformas do Spotify e Apple, além de serem exibidos em formato de vídeo no YouTube. Para garantir a longevidade, a segunda temporada do podcast aposta na colaboração e no aumento da percepção das pessoas para a responsabilidade que é representar em um programa toda a complexidade e pluralidade da favela. O time envolvido na produção já pensa em formas criativas de remuneração do canal e vai lançar ainda neste mês um financiamento coletivo, cuja meta é de R$20 mil reais para arrecadar recursos que possibilitem a continuidade do projeto e, claro, criar um vínculo maior com o público que chega no canal.
Longe de querer ser a única fonte sobre o tema, OS FAVELADOS POD empreendem e usam sua influência positiva para engajar a comunidade, sem deixar de debater suas necessidades e promover relacionamentos que possam, quem sabe, trazer novas oportunidades de negócios.