Equipe de Judô do Rio de Janeiro conquista vice-campeonato nos Jogos Escolares Brasileiros

Estudantes-atletas fluminenses brilharam em sua estreia nos JEBs, após se destacarem nos Jogos Estaduais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A equipe de judô do Rio de Janeiro teve uma estreia de destaque nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, que estão sendo realizados em Recife (PE), com duração até o dia 3 de outubro. Organizado pela Confederação do Desporto Escolar (CBDE), o evento reuniu os melhores talentos escolares do país. Os judocas fluminenses conquistaram o vice-campeonato na Série Ouro, a divisão mais prestigiada da competição, com um total de 9 medalhas: 5 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze. A participação da delegação foi viabilizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, após os atletas se destacarem nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), realizados entre junho e agosto. No total, a delegação fluminense conta com 259 membros, incluindo 207 atletas, 39 técnicos e 13 dirigentes.

“Os resultados alcançados pela equipe de judô do Rio de Janeiro nos Jogos Escolares Brasileiros demonstram a força e o talento dos nossos jovens atletas. É motivo de grande orgulho para o Governo do Estado ver o fruto de um trabalho bem estruturado nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), que ajudou a revelar novos talentos e a preparar nossos estudantes para competir com atletas de todo o país em campeonatos nacionais como os JEBs”, afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Os Jogos Escolares Brasileiros são o principal evento multiesportivo escolar do país, reunindo atletas de 11 a 16 anos em 18 modalidades. A equipe de judô do Rio de Janeiro, composta por 16 estudantes de 8 agremiações afiliadas à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), se destacou ao conquistar medalhas em diversas categorias. Entre os atletas da rede estadual de educação, o destaque foi a estudante-judoca Rafaella Oliveira Santos Rabello da Silva, do Colégio Estadual Abdias Nascimento, em Nova Iguaçu.

“O JEBs é um evento que todo jovem judoca sonha participar. Além da competição, que é sempre muito forte tecnicamente, o evento proporciona uma troca de experiências culturais incrível, com áreas de convivência e atletas de diversas modalidades. Esse ambiente competitivo é uma oportunidade única para os jovens, muitos dos quais sonham em disputar os Jogos Olímpicos, e os JEBs são uma porta de entrada para esse sonho”, disse André Amorelli, da comissão técnica do Time Judô Rio nos JEBs.

Uma experiência que forma campeões

Para os judocas do Rio de Janeiro, a participação nos Jogos Escolares Brasileiros representou mais do que a oportunidade de competir em um torneio de alto nível. Segundo o coordenador do Desporto Escolar na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, João Lucas Orsay, a vivência nos JEBs vai muito além das disputas:

“Os Jogos Escolares Brasileiros são uma experiência transformadora para nossos jovens judocas. Além da competição, eles têm a oportunidade de vivenciar a troca de culturas, aprendendo sobre disciplina, superação e trabalho em equipe, valores fundamentais no desenvolvimento esportivo que promovemos no estado. É uma experiência que fortalece o caráter e inspira futuros campeões”, afirmou Orsay.

O sucesso da equipe de judô nos JEBs é resultado de um trabalho colaborativo entre a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que selecionou os atletas a partir dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ). A infraestrutura oferecida pela FJERJ e a organização técnica da secretaria prepararam os jovens para competições de nível nacional, como os JEBs e os Jogos da Juventude, que serão realizados em João Pessoa, Paraíba, entre os dias 13 e 28 de novembro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Equipe de Judô do Rio de Janeiro conquista vice-campeonato nos Jogos Escolares Brasileiros

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui