A Baixada Fluminense ganhou o seu primeiro hospital público especializado em cardiologia. A inauguração aconteceu no último sábado (21) e contou com a participação do governador Cláudio Castro (PL). Orçado em R$ 21 milhões, o Hospital do Coração São José é resultado de uma parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias. O investimento total no projeto é de R$ 35 milhões.
“É uma alegria imensa estar aqui em Duque de Caxias para inaugurar um equipamento como o Hospital do Coração. Hoje, a população da Baixada Fluminense não precisará mais percorrer quilômetros de distância até o Rio de Janeiro em busca de atendimento, porque aqui, nessa unidade, ela terá acesso ao que há de mais avançado em tecnologia e tratamento para doenças cardiovasculares. Certamente esse é um grande presente para o morador da Baixada,” disse o chefe do Executivo estadual.
O Hospital do Coração terá atendimento 24 horas e receberá pacientes de todos os municípios da Baixada Fluminense. A unidade pode oferecer até 123 leitos, entre CTI, enfermaria, salas de pré e pós-procedimentos. O hospital conta ainda com 6 centros cirúrgicos, nos quais poderão ser realizados 60 procedimentos de cateterismo diariamente, podendo chegar a 22 mil cirurgias anuais.
A unidade de saúde tem modernos equipamentos de hemodinâmica, tomografia computadorizada e ecocardiograma. A expectativa é de que o hospital realize ainda outros procedimentos, entre eles angioplastia e cirurgia cardíaca.
“É mais uma unidade de ponta que inauguramos na Baixada Fluminense, reforçando nosso compromisso com a população de ofertar um atendimento de qualidade pelo SUS. O hospital possui modernos centros cirúrgicos, CTIs e salas de hemodinâmica que vão salvar ainda mais vidas,” ressaltou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
No local, não será oferecido serviço de emergência. Os pacientes serão direcionados ao Sistema Estadual de Regulação (SER), para ajudar a zerar a fila de pacientes crônicos.
O Governo do Estado espera que o Hospital do Coração São José se torne um Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular.