Alunos de escola estadual de Nilópolis visitam o Consulado da Argentina

Estudantes participam de atividades culturais para aprender mais sobre o país vizinho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Trinta alunos do Colégio Estadual João Cardoso – Intercultural Brasil-Argentina, localizado em Nilópolis, na Baixada Fluminense, tiveram uma experiência única na última terça-feira (24/09), ao visitar o Consulado da Argentina em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. A visita proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura, os costumes e a língua do país vizinho através de diversas atividades interativas. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) e o consulado argentino, promovida pela Superintendência de Projetos Estratégicos.

O cônsul-geral da Argentina, Maximiliano Alaniz, recebeu os alunos no auditório do consulado e deu início à programação com a exibição de um vídeo sobre as regiões turísticas da Argentina. Para Alaniz, o programa de visitação é uma oportunidade importante para despertar o interesse dos jovens pela cultura argentina. “Todos os anos, tentamos organizar atividades para transmitir um pouco da cultura, da língua, da culinária e da história argentina aos alunos. Fazemos isso de forma divertida, com atividades lúdicas”, afirmou o cônsul, destacando o interesse comum entre as duas culturas, como o futebol.

Cultura, arte e entretenimento

Durante a visita, os estudantes exploraram uma mostra de arte no salão de exposições do consulado, participaram de uma atividade musical sobre ritmos argentinos e tiveram a chance de conversar com a escritora adolescente Maya Cristy, autora do livro Maya na Cidade das Maravilhas, Novos Rumos. O bate-papo abordou as semelhanças entre sua vida e a história de Alice no País das Maravilhas, gerando reflexão e curiosidade nos alunos. A programação foi encerrada com a exibição de um filme argentino.

João Pedro de Oliveira, de 18 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio, ressaltou o aprendizado prático sobre a cultura argentina proporcionado pela visita. Já sua colega Ivy Angeli da Silva, de 16, destacou como a experiência ampliou sua visão sobre o mundo: “Conhecer um pouco da arte e da cultura nos faz ir além da gramática que aprendemos na escola. Ver essas coisas nos vídeos e exposições abre nossas mentes para novas realidades”.

Impacto na aprendizagem e no comportamento

Segundo Denise Corecha, coordenadora de Acompanhamento de Projetos Estratégicos da Seeduc-RJ, o contato com a cultura e a língua espanhola tem um impacto significativo no interesse dos estudantes pelo idioma. “Eles voltam com mais vontade de se aprofundar e aplicar o que vivenciaram na escola. Esse tipo de experiência derruba barreiras e aproxima culturas, o que é essencial para a educação”.

Carla Moraes, diretora do Colégio Estadual João Cardoso, também destacou a importância da visita para os alunos, muitos dos quais raramente saem de suas localidades por falta de recursos. “Falar sobre cultura é uma coisa, mas vivenciar é outra. Apesar de estarem um pouco agitados, eles ficaram muito felizes com a experiência”, comentou a diretora, reforçando como projetos como esse vão além do conteúdo ensinado na sala de aula.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alunos de escola estadual de Nilópolis visitam o Consulado da Argentina

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui