Flamengo é o segundo clube no mundo com mais jogadores uruguaios fora do país, aponta levantamento

Rubro-negro enfrenta Peñarol, equipe familiar para quatro uruguaios do elenco, pelas quartas de final da Libertadores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Alamy

O Flamengo se prepara para reverter a desvantagem sofrida no primeiro jogo das quartas de final da Libertadores, nesta quinta-feira (27/9), contra o Peñarol em Montevidéu. Após perder por 1 a 0 no Maracanã, o rubro-negro enfrentará um velho conhecido de parte de seu elenco. O clube carioca é o segundo no mundo com mais jogadores nascidos no Uruguai, fora de clubes locais. O levantamento inédito do Bolavip Brasil aponta que o Flamengo, com quatro uruguaios em seu elenco, fica atrás apenas do Gimnasia y Esgrima, da Argentina, que possui cinco.

Uruguaios no Flamengo

No elenco flamenguista, os meio-campistas De Arrascaeta e De La Cruz, e os laterais Guillermo Varela e Matías Viña são figuras frequentes na seleção do Uruguai. Esses quatro jogadores, além de estarem no Flamengo, são peças importantes para a equipe carioca e serão fundamentais no confronto decisivo contra o Peñarol.

Além do Flamengo, outros quatro clubes também possuem quatro uruguaios em seus elencos: Atlético-GO (Brasil), Estudiantes (Argentina), Puebla (México) e Carlos Mannucci (Peru). Logo atrás, 20 clubes ao redor do mundo têm três uruguaios no elenco, como Bahia (Brasil), Boca Juniors (Argentina), América (México) e LA Galaxy (Estados Unidos).

Metodologia do levantamento

A pesquisa considerou as nacionalidades dos jogadores de primeira divisão em 26 ligas nacionais ao redor do mundo, abrangendo países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio. No total, foram identificados 143 clubes com pelo menos um uruguaio em seus elencos.

Ligas sem uruguaios

Entre as ligas analisadas, cinco não possuem nenhum jogador uruguaio em seus elencos: Alemanha, Arábia Saudita, Coreia do Sul, China e Emirados Árabes. Em todas as outras ligas, há pelo menos um clube com um uruguaio.

Argentina lidera clubes com uruguaios

A Argentina é a liga com mais clubes contando com jogadores uruguaios em seus elencos. Vinte e três clubes argentinos possuem pelo menos um uruguaio. Sete equipes têm três uruguaios, uma tem quatro (Estudiantes), e outra, cinco (Gimnasia y Esgrima), sendo o clube com mais uruguaios fora do Uruguai.

História dos uruguaios no Flamengo

Segundo o site O Gol, dez jogadores uruguaios já vestiram a camisa do Flamengo ao longo de sua história. Além dos quatro atuais (De Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña), outros nomes como Ramirez (zagueiro), Peralta (atacante), Dario Pereyra (zagueiro), Jorge Manicera (zagueiro), Hugo Soria (meio-campo) e Buchellli (atacante) também defenderam o clube em décadas anteriores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Flamengo é o segundo clube no mundo com mais jogadores uruguaios fora do país, aponta levantamento

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui