Escondida e pacata, a Prainha da Glória, como é carinhosamente chamada pelos frequentadores, passou a ter suas medições de balneabilidade disponíveis pelo INEA desde o dia 18 de setembro no site oficial. Os relatórios técnicos, realizados quase semanalmente, avaliam a qualidade da água e confirmam se a praia é própria para o banho. Nos últimos testes, realizados nos dias 18 e 23 de setembro, a Prainha foi aprovada, evidenciando o sucesso das iniciativas de despoluição das praias do Aterro do Flamengo. Esta é a primeira vez que o local entra nos relatórios do Instituto.
Essa pequena faixa de areia, com cerca de 350 metros de extensão, está escondida atrás do complexo da Marina da Glória, limitada entre o Pontal da Glória e uma barreira de pedras que dá acesso à Praia do Flamengo. O local, que ainda é desconhecido por muitos cariocas, oferece acesso livre, que pode ser feito pelo interior da Marina ou através das passarelas do Aterro, que ligam a Rua do Russel à orla.
Banhos nas águas da Baía de Guanabara sempre foram evitados devido à má qualidade, mas desde 2018, a Praia do Flamengo tem apresentado uma impressionante redução de 92% na poluição. As principais medidas implementadas incluem a despoluição e limpeza do interceptor oceânico, além da reforma das elevatórias. Essas iniciativas têm garantido o destino adequado da carga oceânica, resultando na recente declaração de balneabilidade da Prainha. Viva o bairro da Glória!