Escola Estadual de Nova Iguaçu conquista vaga para a etapa nacional do Torneio Brasil Robótica

Alunos do Colégio Maria Justiniano Fernandes desenvolvem papel biodegradável e garantem classificação para o torneio nacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A equipe Rex Tech, formada por alunos do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, conquistou uma vaga para a etapa nacional do Torneio Brasil Robótica (TBR). O projeto inovador que garantiu essa conquista foi o desenvolvimento de um papel biodegradável, criado a partir de cascas de laranja. A etapa nacional do torneio ocorrerá entre os dias 13 e 15 de dezembro, no Espírito Santo.

Além da Rex Tech, a equipe Spartan Team, composta por estudantes do Colégio Estadual Bernardino Mello Júnior, também participou da competição, mas não conseguiu se classificar para a próxima fase.

“Estamos muito felizes com esse resultado. Nos classificamos em um dos maiores torneios de robótica do Brasil. Nosso projeto foi muito bem aceito pela banca de jurados, e conseguimos essa classificação. Provavelmente, na etapa nacional, teremos que competir com mais de 100 equipes, todas muito bem preparadas, como vimos na etapa regional. E o trabalho continua”, destacou Gabriel Miranda, professor responsável pelos projetos de robótica da unidade.

Na fase regional, a Rex Tech apresentou um papel biodegradável feito a partir da casca de laranja. A ideia surgiu durante uma aula de Biologia, onde a professora explicou que esse material pode ser usado para produzir uma enzima desengordurante. Assim, ao ser descartado em contato com a água, esse papel ajudaria a limpar o ambiente, em vez de poluí-lo. Com base nessa teoria, os alunos partiram para a prática e desenvolveram um bloco desse papel, demonstrando sua viabilidade aos jurados de Mérito Científico.

O projeto, batizado de ‘Papel Biotech’, consiste na criação de um papel biodegradável que utiliza cascas de frutas, com o objetivo de reduzir o desmatamento, restaurar nutrientes do solo, diminuir a emissão de gases tóxicos e reutilizar água da chuva. O sucesso foi tanto que os jurados recomendaram que a equipe patenteasse a ideia o mais rápido possível.

“Competir no TBR foi uma grande realização. Todos os momentos foram marcantes, e não poderia terminar melhor! Estar no último ano e conquistar a classificação, depois de tanto esforço, foi literalmente tirar um sonho do papel. Rumo ao Nacional!” declarou Ana Clara Soares da Silva, integrante da Rex Tech e aluna do 3º ano do Ensino Médio.

O Torneio Brasil Robótica tem como objetivo preparar crianças, jovens e adultos para atuar em diferentes áreas da ciência e tecnologia. A competição explora as competências individuais de seus participantes na resolução de problemas reais, estimulando o empreendedorismo e fortalecendo habilidades técnicas e científicas. O torneio também promove a gestão integrada e a melhoria contínua dos processos.

“Quando iniciei o projeto de robótica na escola em 2021, nunca imaginei que chegaríamos tão longe! No começo, só pensava nos benefícios que a robótica traria para o currículo e aprendizado dos alunos. Hoje, olhando para trás, vejo uma trajetória de muito sucesso, com dois nacionais e um mundial conquistado. Agora, os primeiros alunos envolvidos estão se formando, e este TBR foi a prioridade deles, pois será o último. Eles deram o máximo, e o resultado está aí, com a classificação para a etapa nacional. Para os veteranos, será uma despedida perfeita”, afirmou emocionada Adriana Igrejas, diretora da escola.

Os alunos da Rex Tech agora se preparam intensamente para representar o Rio de Janeiro na etapa nacional do TBR.

“Foi um torneio muito difícil, com as melhores equipes do estado, e conseguimos ser um dos cinco classificados. Isso é algo que eles vão levar para o resto de suas vidas. Estamos focados em buscar mais uma conquista, agora no Espírito Santo”, concluiu o professor Gabriel Miranda.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escola Estadual de Nova Iguaçu conquista vaga para a etapa nacional do Torneio Brasil Robótica

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui