Centro do Rio recebe exposição gratuita  e interativa de arte do bordado, performances e grafite

A mostra ocupa dois andares de um prédio na icônica Rua da Alfândega e explora a relação afetiva e política da artista Ítala Isis com o Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A histórica Rua da Alfândega, no Centro do Rio de Janeiro, recebe a partir de 11 de outubro a exposição “Ítala Isis: 30 anos de Rio e Rua”, uma celebração das três décadas de carreira da multiartista Ítala Isis, que escolheu a cidade como sua casa e palco de suas criações. A mostra ocupa dois andares de um prédio na icônica via e explora a relação afetiva e política da artista com o Rio de Janeiro, apresentando uma vasta gama de obras que vão desde instalações, registros de performances urbanas e esculturas até pinturas e criações gráficas.

Ítala Isis, que chegou ao Rio em 1994 para cursar Belas Artes, é uma figura importante na cena cultural carioca, conhecida por sua atuação nas ruas e pelo seu envolvimento em causas sociais e feministas. A exposição reúne uma série de criações marcantes, como máscaras, bordados, vestimentas, bandeiras e costuras que refletem seu engajamento estético-político e a forte interseção entre sua vida pessoal e acontecimentos políticos. “A exposição traz um atravessamento político e feminista muito forte. É a minha vida em interseção com vários acontecimentos políticos”, afirma a artista.

Com curadoria de Jamie Ducan e Jorge Vasconcellos, a exposição também propõe uma interação direta com o público. Aos finais de semana, os visitantes poderão participar de oficinas colaborativas de bordado e grafite, experimentando técnicas de arte urbana e aprendendo novos pontos de bordado. Performances urbanas com a participação da própria Ítala e de artistas convidados também estão programadas para quintas e sextas-feiras, ampliando a imersão nas temáticas abordadas pela exposição.

A mostra, que tem entrada gratuita, estará aberta ao público até 17 de novembro e contará com mediação bilíngue para pessoas com deficiência auditiva, além de um espaço acessível com elevador para pessoas com mobilidade reduzida. “Estou animada, assustada, empolgada, ansiosa, um misto de emoções. Tenho certeza que serão dias de muita troca, aprendizado e crescimento”, compartilha a artista sobre a expectativa para sua primeira exposição solo.

Serviço:

  • Exposição: Ítala Isis: 30 anos de Rio e Rua
  • Abertura: 11 de outubro, às 18h
  • Período: Até 17 de novembro
  • Horário: Quinta a domingo, das 14h às 18h
  • Local: Rua da Alfândega, 50 – Centro
  • Entrada: Gratuita
  • Acessibilidade: Mediação bilíngue e elevador para pessoas com deficiência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro do Rio recebe exposição gratuita  e interativa de arte do bordado, performances e grafite
lapa dos mercadores 2024 Centro do Rio recebe exposição gratuita  e interativa de arte do bordado, performances e grafite
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui