Projeto da PUC-Rio vence concurso internacional das Nações Unidas com solução inovadora para transição energética

Iniciativa propõe o reaproveitamento de plataformas de petróleo para geração de energia eólica. Esta é a primeira vez que um projeto da América Latina conquista o prêmio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O projeto “OG2OW: Recommissioning Oil and Gas Platforms to Offshore Wind Energy”, desenvolvido por pesquisadores do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), foi o grande vencedor da terceira edição do Universities for Goal 13, uma competição internacional promovida pela Siemens Gamesa em parceria com a United Nations Sustainable Development Solutions Network (SDSN). O concurso, que busca soluções para mitigar problemas ambientais e climáticos, teve a participação de universidades renomadas de países como Austrália, China, Estados Unidos e Inglaterra. Esta é a primeira vez que um projeto da América Latina conquista o prêmio.

Coordenado pela professora Paula Maçaira, do Departamento de Engenharia Industrial, o projeto envolve também pesquisadores das áreas de Biologia, Computação e Engenharia Ambiental da PUC-Rio. A iniciativa oferece uma resposta inovadora a dois grandes desafios: o descomissionamento de plataformas de petróleo e a transição energética. “Nosso projeto propõe o reaproveitamento dessas plataformas para a instalação de torres de energia eólica, promovendo a economia circular e reduzindo o impacto ambiental”, explica Maçaira.

O trabalho, que superou concorrentes de algumas das principais universidades do mundo, foi avaliado por um júri de especialistas com base em critérios como inovação, impacto social e ambiental, viabilidade técnica e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 13, que trata das mudanças climáticas.

Uma das inovações do projeto é o desenvolvimento de uma ferramenta de tomada de decisão interativa, que permite aos usuários avaliar plataformas offshore e determinar sua adequação para conversão em centros de energia eólica. “Essa plataforma capacita tomadores de decisão a otimizar o uso da infraestrutura existente, oferecendo uma alternativa mais econômica e sustentável ao descomissionamento”, destaca Maçaira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto da PUC-Rio vence concurso internacional das Nações Unidas com solução inovadora para transição energética
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

1 COMENTÁRIO

  1. Kkkk nações unidas não serve para nada. Instituição sem moral. Israel atacou eles e eles não fizeram nada. EUA acataram o Iraque mesmo a ONU falando para eles não atacarem digo de novo instituição sem moral

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui