O Mondial de la Bière, maior festival de cervejas artesanais da América Latina, concluiu sua 11ª edição no último domingo, 13 de outubro de 2024, no Píer Mauá, Rio de Janeiro. O evento, que atraiu 45 mil pessoas ao longo de quatro dias, celebrou os 30 anos do festival, desde sua primeira edição em Montreal, no Canadá. Ao todo, foram consumidos 90 mil litros de cervejas artesanais entre os 1.500 rótulos disponíveis, incluindo drinks, vinhos e cachaças, reforçando o interesse do público por uma boa cerveja.
Sucesso da edição de 2024 e expectativas para 2025
Gabriel Pulcino, gerente de negócios do festival, comemorou o sucesso da edição:
“Foi a melhor edição nestes 11 anos de Mondial de la Bière. Aprimoramos a experiência do público e já estamos pensando em 2025, que está confirmadíssimo.”
Parceria com Therezópolis e lançamentos exclusivos
Nesta edição, a marca Therezópolis assinou a Praça do Mondial, oferecendo uma experiência dedicada ao rock n’ roll e ao lançamento de dois chopes exclusivos: Gold e Jade, com um total de 2.250 litros esgotados.
Renato Meves, head de alcoólicos da Coca-Cola Andina, comentou sobre a importância da participação da marca:
“É uma oportunidade de fortalecer nossa tradição e irreverência como uma marca nascida no Rio.”
Gastronomia e harmonização
O festival contou com mais de 30 operações gastronômicas, oferecendo aos visitantes diversas opções para harmonizar com as cervejas. Uma novidade desta edição foi a parceria com a marca Mendorato, que distribuiu mais de 5 mil unidades de amendoim japonês e brindes ao público.
Breno Carvalho, head de marketing da Santa Helena, destacou a relevância dessa parceria:
“Foi uma experiência positiva, gerando momentos de descontração e engajamento com o público.”
Música e entretenimento
O Mondial de la Bière também garantiu 40 horas de música, com dois palcos dedicados a apresentações de samba, rock, DJs, e outros ritmos. As rádios Mix FM e Paradiso foram responsáveis pela trilha sonora nos armazéns, proporcionando uma experiência completa aos visitantes.
Ações sociais e conscientização
O festival promoveu o ingresso solidário, arrecadando 22 toneladas de alimentos para o programa Sesc Mesa Brasil, destinado a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.
Reinaldo Grangeiro, analista do Sesc Mesa Brasil, comemorou o resultado:
“Chegar à marca de 22 toneladas arrecadadas foi muito satisfatório.”
Além disso, a Operação Lei Seca esteve presente com campanhas de conscientização, reforçando a mensagem “Se for dirigir, não beba”.
Mondial de la Bière em números:
- 4 dias de evento
- 160 cervejarias e marcas
- 1.500 rótulos
- 90 mil litros de cerveja consumidos
- 45 mil participantes
- 30 operações gastronômicas
- 40 horas de música
- 22 toneladas de alimentos arrecadados