O Cine Jardim tornou-se um ponto de encontro mensal na Pequena África, promovendo exibições de filmes que dialogam com questões relevantes para a sociedade, como memória negra, protagonismo LGBTQIAAPN+, e inclusão de pessoas com deficiência. Com curadoria de Dom Filó, responsável pela Cultne.TV, o evento será realizado no Jardim Suspenso do Valongo, no dia 19 de outubro, sábado, a partir das 18h30.
Dom Filó ressalta a importância do evento para combater a invisibilidade da memória negra no Brasil:
“As exibições de filmes na mostra do Cine Jardim são de grande importância no combate à invisibilidade da memória negra em nosso país. Estar no território da Pequena África potencializa mais ainda essa caminhada.”
Após a exibição, será realizada uma roda de conversa com Dom Filó e Rafaela Pinah, fundadora do Coolhunter Favela.
Filmes em destaque
O evento começa com a exibição do curta-metragem “De Dentro do Quarto”, dirigido por Paula M. Urbinati, que conta a história de um garoto que desperta em um quarto sem lembranças, enfrentando seus medos para descobrir o que há além. Paula comenta sobre a principal mensagem do curta: “Não ter medo de enfrentar o desconhecido.”
Em seguida, o público assistirá ao curta “O Tempo é um Pássaro”, dirigido por Yasmin Thayná, que retrata a busca de pertencimento de Zuri, uma personagem em busca de reconectar-se com sua identidade cultural.
Espaço de encontro e reflexão
Além das exibições, o Cine Jardim promove um espaço de encontro e reflexão para a comunidade da região portuária, como destaca Thiago Viana:
“Esse evento surge como uma alternativa à carência de equipamentos culturais na Pequena África. Criar um espaço dedicado ao cinema e às artes dramáticas é fundamental para fomentar a cultura local e oferecer uma alternativa de entretenimento e reflexão.”
Realizado desde maio, o Cine Jardim acontece sempre no terceiro sábado de cada mês, promovendo o acesso gratuito ao cinema e distribuindo pipoca e churros durante o evento.
Serviço:
- Cine Jardim
Data: 19 de outubro (todo terceiro sábado de cada mês, até dezembro)
Local: Jardim Suspenso do Valongo
Endereço: Rua Camerino, Sn, Centro (em frente ao número 48)
Horário: 18h30
Ingresso: Gratuito (disponível no Sympla)