Hospital de Bonsucesso ganha nova gestão de grupo gaúcho, que planeja expansão e melhorias nos serviços

O Grupo Hospitalar Conceição planeja ampliar a emergência, criar novas salas de cirurgia e adicionar mais de 200 leitos para retomar os serviços da unidade, que é considerado o maior hospital da rede pública do Estado do Rio em volume de atendimentos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Desde a manhã desta terça-feira (15/10), o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) está sob a gestão do Grupo Hospitalar Conceição, conforme portaria publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União. A transição marca uma nova fase para uma das principais unidades de saúde da Zona Norte do Rio, agora administrada por uma estrutura vinculada ao Ministério da Saúde que rege a rede pública do Sul do país.

Planos para a nova gestão

Os novos administradores têm grandes planos para o HFB. A emergência do hospital será ampliada, atendendo a uma demanda crescente de pacientes de toda a Região Metropolitana. Além disso, serão criadas mais salas de cirurgia e adicionados mais de 200 leitos, com o objetivo de retomar gradativamente todos os serviços oferecidos pela unidade.

Outro objetivo é a contratação de mais de 2 mil novos trabalhadores, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares e funcionários administrativos, por meio de um processo seletivo que será realizado em etapas. O primeiro passo será a contratação dos novos colaboradores, seguida pela descentralização da gestão, abastecimento de insumos, melhoria da infraestrutura e demais contratações, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde.

A pasta também garantiu que os direitos de todos os servidores efetivos serão mantidos durante essa transição. Em até 90 dias da publicação da portaria, o Ministério da Saúde consultará os servidores públicos pertencentes ao quadro efetivo da pasta e lotados no HFB sobre sua intenção de compor a força de trabalho do grupo Hospitalar Conceição no hospital.

A mudança de gestão não foi recebida de forma pacífica por todos. Funcionários, que já vinham protestando contra a intervenção nas últimas semanas, montaram um piquete na entrada do hospital nesta terça-feira. Eles afirmaram que não permitiriam a entrada dos novos gestores, demonstrando a resistência ao novo modelo de administração.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a excelência do grupo Hospitalar Conceição, apontando o sucesso dos serviços prestados no Rio Grande do Sul como um indicativo da qualidade que será trazida para o Rio de Janeiro.

Estrutura do HFB

Inaugurado em janeiro de 1948 pelo então Presidente da República Eurico Gaspar Dutra, o Hospital Federal de Bonsucesso está localizado às margens da Avenida Brasil e é o maior hospital da rede pública do Estado do Rio em volume geral de atendimentos. Vinculado ao Ministério da Saúde e em co-gestão com o Estado e o Município, o HFB possui orçamento próprio.

Atualmente, o hospital conta com aproximadamente 500 leitos em funcionamento e oferece uma ampla gama de serviços, incluindo serviço de emergência, oncologia, transplantes, oftalmologia, traumatologia, ente outros. Com um perfil extremamente cirúrgico e de alta complexidade, o hospital se destaca especialmente na área de transplantes. Sua estrutura física é composta por seis prédios interligados, cada um com quatro a sete andares e uma grande área de interligação no subsolo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospital de Bonsucesso ganha nova gestão de grupo gaúcho, que planeja expansão e melhorias nos serviços

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui