Nos últimos cinco anos, a produção de cerveja e chope no estado do Rio de Janeiro cresceu 27%, de acordo com uma sondagem realizada pelo Sebrae Rio com base em dados da Receita Federal. Esse aumento é superior à média nacional, que foi de 23% no mesmo período. Atualmente, o Rio conta com 195 empresas ligadas à fabricação de cerveja e chope, sendo 62% microempresas, 27% pequenas empresas e 11% médias e grandes empresas.
Distribuição geográfica da produção
A Região Metropolitana concentra a maior parte das empresas, com 35% do total. Em seguida, a Região Serrana abriga 24% das produtoras, e o Médio Paraíba representa 14%. Outras regiões também participam da atividade cervejeira: Centro-Sul (9%), Região dos Lagos (6%), Norte Fluminense (5%), Noroeste Fluminense (4%) e Costa Verde (3%).
O Rio de Janeiro no cenário nacional
Apesar do crescimento acima da média, o estado do Rio de Janeiro ocupa a sexta posição no ranking nacional em número de empresas do setor. “Isso reforça a vocação do estado e o potencial para que novos investimentos surjam nos próximos anos,” afirma Carina Ferraz, coordenadora de Indústria do Sebrae Rio.
Atualmente, o Brasil tem mais de 2,5 mil empresas dedicadas à produção de cerveja e chope, sendo que 10 estados concentram 91% da atividade econômica desse setor. São Paulo lidera com 18% das empresas, seguido por Rio Grande do Sul (17%), Minas Gerais (15%), Santa Catarina (12%), Paraná (11%) e Rio de Janeiro (8%). Outros estados que se destacam são Espírito Santo (5%), Goiás (3%), Bahia (2%) e Mato Grosso (2%).