O Palácio Pedro Ernesto está recebendo até sexta-feira (18/10) a exposição “Literatura de Cordel”, sempre de 10h às 17h, no Saguão José do Patrocínio, na sede da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a Literatura de Cordel — expressão cultural com origem no Norte e no Nordeste do país e que, desde 2018, é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Ao longo da exposição, artistas, pesquisadores e declamadores participam do evento, exibindo folhetos, xilogravuras, livros e interações com o público. O poeta e acadêmico Severino Honorato é um dos nomes confirmados.
A iniciativa é do vereador Celso Costa (MDB), em parceria com a Academia Brasileira de Literatura de Cordel. O parlamentar celebrou a inauguração da exposição que acontece, por coincidência, no Dia do Professor e acrescentou que a mostra surge com o objetivo de valorizar a cultura popular brasileira e o hábito da leitura.
“A exposição tem como objetivo valorizar o legado da cultura popular brasileira. A Literatura de Cordel é uma das mais antigas formas de literatura popular do país. Nesta exposição, os artistas e os poetas poderão expor suas obras em nosso saguão para que a população carioca possa ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa expressão artística“, comentou o vereador.