Bangu terá estátua em homenagem a 1ª ‘Miss Bangu’ no terreno da antiga Fábrica

A estátua de Corina Baldo, criada pelo artista plástico banguense Clécio Regis, será exposta no pátio interno do shopping, ao lado da chaminé da fábrica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em comemoração aos 17 anos de instalação do Bangu Shopping nas antigas dependências da histórica Fábrica Bangu, será inaugurada nesta quarta-feira (30/10) uma homenagem à Corina Baldo, a primeira vencedora do concurso Miss Elegante Bangu. Realizado na década de 1950, o concurso foi precursor do Miss Brasil e marca o pioneirismo do bairro no cenário da moda nacional. A estátua de Corina, criada pelo artista plástico banguense Clécio Regis, será exposta no pátio interno do shopping, ao lado da chaminé da fábrica.

A escultura de Corina Baldo, com 3,70 metros de altura, faz parte de um esforço para valorizar figuras marcantes da história de Bangu. Para Clécio, a obra representa a importância de Bangu na moda brasileira: “Nosso foco é: Bangu pioneiro na exportação da moda. Nada mais justo que um ícone pra representar isso, como a Miss Elegante Bangu” destacou o artista que falou com exclusividade ao DIÁRIO DO RIO.

Além da estátua de Corina, o Bangu Shopping inaugura também a exposição “Fábrica Bangu – Pioneirismo na História da Moda”, em parceria com o Museu de Bangu. A mostra, que fica em cartaz até o dia 10 de novembro, apresenta um conjunto de fotos históricas e totens cenográficos que guiam o visitante por uma narrativa cronológica da evolução da moda e o papel da fábrica de tecidos, que operou até 2004, no desenvolvimento do setor no Brasil. Os sete totens cenográficos contam com explicações detalhadas sobre o impacto da fábrica, suas influências e a importância que teve ao longo das décadas.

Bangu 1 Bangu terá estátua em homenagem a 1ª 'Miss Bangu' no terreno da antiga Fábrica
Bangu Shopping

Clécio Regis, também responsável pela estátua de Thomas Donohoe — pioneiro do futebol no Brasil e ex-trabalhador da Fábrica Bangu — celebra o legado do bairro e a sua própria trajetória como ativista cultural e fundador do Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos, primeiro museu de bairro do Brasil. “Bangu teve o primeiro museu de bairro do Brasil, o Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos, que completou 30 anos sem apoio governamental. Como fundador do museu, pesquisador e militante cultural da região, foi fácil resolver essa homenagem” afirma o artista.

A solenidade de inauguração da estátua está marcada para as 14h e promete ser uma celebração à cultura e ao pioneirismo de Bangu, relembrando a influência que a Fábrica Bangu exerceu, não apenas na moda, mas no desenvolvimento cultural e esportivo do país.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bangu terá estátua em homenagem a 1ª 'Miss Bangu' no terreno da antiga Fábrica
lapa dos mercadores 2024 Bangu terá estátua em homenagem a 1ª 'Miss Bangu' no terreno da antiga Fábrica

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui