Em comemoração aos 17 anos de instalação do Bangu Shopping nas antigas dependências da histórica Fábrica Bangu, será inaugurada nesta quarta-feira (30/10) uma homenagem à Corina Baldo, a primeira vencedora do concurso Miss Elegante Bangu. Realizado na década de 1950, o concurso foi precursor do Miss Brasil e marca o pioneirismo do bairro no cenário da moda nacional. A estátua de Corina, criada pelo artista plástico banguense Clécio Regis, será exposta no pátio interno do shopping, ao lado da chaminé da fábrica.
A escultura de Corina Baldo, com 3,70 metros de altura, faz parte de um esforço para valorizar figuras marcantes da história de Bangu. Para Clécio, a obra representa a importância de Bangu na moda brasileira: “Nosso foco é: Bangu pioneiro na exportação da moda. Nada mais justo que um ícone pra representar isso, como a Miss Elegante Bangu” destacou o artista que falou com exclusividade ao DIÁRIO DO RIO.
Além da estátua de Corina, o Bangu Shopping inaugura também a exposição “Fábrica Bangu – Pioneirismo na História da Moda”, em parceria com o Museu de Bangu. A mostra, que fica em cartaz até o dia 10 de novembro, apresenta um conjunto de fotos históricas e totens cenográficos que guiam o visitante por uma narrativa cronológica da evolução da moda e o papel da fábrica de tecidos, que operou até 2004, no desenvolvimento do setor no Brasil. Os sete totens cenográficos contam com explicações detalhadas sobre o impacto da fábrica, suas influências e a importância que teve ao longo das décadas.
Clécio Regis, também responsável pela estátua de Thomas Donohoe — pioneiro do futebol no Brasil e ex-trabalhador da Fábrica Bangu — celebra o legado do bairro e a sua própria trajetória como ativista cultural e fundador do Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos, primeiro museu de bairro do Brasil. “Bangu teve o primeiro museu de bairro do Brasil, o Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos, que completou 30 anos sem apoio governamental. Como fundador do museu, pesquisador e militante cultural da região, foi fácil resolver essa homenagem” afirma o artista.
A solenidade de inauguração da estátua está marcada para as 14h e promete ser uma celebração à cultura e ao pioneirismo de Bangu, relembrando a influência que a Fábrica Bangu exerceu, não apenas na moda, mas no desenvolvimento cultural e esportivo do país.