No próximo domingo (24), a orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, recebe a 29ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ Rio. O evento, que tem concentração no Posto 5, terá início às 11h. Entre as atrações estão Duda Beat, Diego Martins, Bianca, WD, Unna X e Gael Vicci. Na ocasião, Valéria Barcellos interpretará o Hino Nacional.
Nesta edição, a Parada contará com 10 trios elétricos, um Rainbow Bus e uma jardineira. Entre as pautas definidas para este ano estão: apoio a mulheres lésbicas, pessoas trans, bissexuais e famílias; prevenção e saúde de pessoas vivendo com HIV/Aids; liberdade religiosa; igualdade para os povos negro e originários; preservação da Amazônia, além de valorização dos ativistas LGBTI+ brasileiros.
O evento é o terceiro no calendário da cidade a atrair o maior número de pessoas para Copacabana. A Parada é organizada pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+.
Como medidas de segurança, a Polícia Militar vai instalar 25 torres de vigilância ao longo da orla. O evento contará com o apoio e presenças de representantes do Ministério Público do Estado do Rio; do Tribunal de Justiça; da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e da Polícia Civil.
A edição deste ano apresentará o projeto “Parada Verde Rumo ao Carbono Zero”, que dá início a uma série de ações para reduzir o impacto ambiental causado pelo evento até 2026. Para isso, o movimento selecionou 120 catadores de cooperativas fluminenses para coleta de resíduos sólidos deixados durante a festa. Durante o percurso, haverá pontos de coleta de tecidos, que serão transformados em roupas e acessórios.
A cenografia usada no domingo é toda feita de maneira sustentável, à base de materiais de reuso, para causar menos impacto ao meio ambiente.
Parada em Madureira
No dia 1º, no domingo, o tradicional bairro de Madureira, na Zona Norte, receberá a 21ª edição da Parada LGBTQIA+, com concentração a partir das 9h, e desfile às 13h. Entre as atrações estão Suzy Brasil, Meime dos Brilhos, Samile Cunha, Gabrielly Rodin, Karina Karão. O carnavalesco Milton Cunha, que responde pela dieração do evento, também participará o desfile. O evento é organizado pelo grupo MGTT.
Na programação: shows, performances, presença de ativistas e vips, além de apresentações das escolas de samba Império Serrano e Portela.