Quem mora na Ilha do Governador, em breve, pode ter uma nova forma de chegar ao Centro do Rio pelas “águas da Guanabara”, sem precisar se deslocar até o bairro do Cocotá. Isso porque, a Prefeitura do Rio anunciou que realizará, no dia 5 de dezembro, o leilão da concessão para um serviço de transporte aquaviário ligando os dois principais aeroportos do Rio: o Galeão e o Santos Dumont. Até agora, três empresas já mostraram interesse em atuar na concessão da linha, que será estratégica tanto para turistas, quanto para moradores dos bairros mais próximos ao Galeão.
O terminal do Centro será instalado na Marina da Glória, próxima ao Aeroporto Santos Dumont, enquanto na Ilha, a estação ficará localizada na Praia do Galeão, em frente à Universidade Estácio de Sá. A proposta é oferecer uma alternativa rápida e eficiente para quem deseja se deslocar entre esses dois pontos estratégicos da cidade, sem precisar recorrer às tradicionais rotas pela Linha Vermelha ou Avenida Brasil.
Com uma frota composta por sete embarcações elétricas, o novo serviço aquaviário percorrerá cerca de 15 quilômetros em apenas meia hora, reduzindo pela metade o tempo de viagem. As barcas operarão diariamente, das 6h às 23h, com uma tarifa máxima de R$ 20. A estimativa da Prefeitura do Rio é que cerca de 3,5 mil pessoas utilizem o serviço todos os dias.
O custo total estimado para colocar o projeto em operação é de R$ 24,9 milhões. As obras têm previsão de conclusão em dois anos.