A Vinícola Maturano, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, dá início ao plantio da terceira área, focada 100% de uva Chardonnay voltada para a produção de espumantes. Serão três hectares destinados a esse fim de um total de 10 da terceira etapa da vinícola. “Dependendo do desenvolvimento, acreditamos que os primeiros frutos deste plantio têm previsão de serem colhidos em 2026 com os vinhedos convencionais de verão”, prevê Manuela Maturano, uma das donas da vinícula.
Com os três primeiros hectares, a estimativa é produzir de 12 mil garrafas de espumante, utilizando o método tradicional Champenoise. “Uma curiosidade interessante é que seremos os primeiros a elaborar um espumante 100% no território do Rio de Janeiro. Será um marco para a vinicultura da região”, comemora Manuela. De acordo com a sócia, no método Champenoise, o vinho passa por duas fermentações. A segunda acontece dentro da garrafa, onde o açúcar e as leveduras criam as bolhas. Durante essa segunda fermentação, a quantidade de açúcar adicionada é o que define o nível de doçura do espumante, dando origem a nomes famosos nos rótulos, como Brut, Extra Brut, e Nature, entre outros. “Depois, o vinho fica em contato com as leveduras por um tempo para desenvolver mais sabores e complexidade. Para limpar a garrafa, é feito um processo de girar as garrafas (remuage) para as leveduras se acumularem no gargalo e, depois, essas leveduras são removidas (dégorgement) antes de fechar a garrafa”, complementa a empresária.
Abertura em 2025 e uva rara
A Vinícola Maturano está com obras aceleradas para entrar em funcionamento em setembro de 2025. Atualmente, a propriedade tem 29 hectares já implantados, sendo que a meta é adicionar mais 32, totalizando 50 hectares com três terroirs diferentes. O empreendimento tem 100% de mão de obra local. O objetivo para 2024 é produzir 40 mil garrafas. Já para o ano que vem, a expectativa é chegar a 100 mil garrafas.
Outra novidade é que a vinícola terá, em breve, uma uva rara, de mesmo nome, por meio de acordo assinado com a Pesagro Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro). A uva Maturano é originária da região de Lazio, na Itália.
A proposta da Vinícola também é agradar os apaixonados por sorvetes artesanais e cafés com a construção da Dolce Vitis, que fará parte de um complexo que contará também com um residencial vizinho à vinícola, com 206 lotes de alto padrão, além de um hotel de 61 quartos, sendo 48 interligados à vinícola e 13 lofts situados à margem do Rio dos Frades. “O interessado poderá ter a sua casa próximo à vinícola ou utilizar o hotel para aproveitar tudo que o empreendimento terá disponível. A ideia é oferecer uma experiência completa”, destaca a sócia da Vinícola Maturano.