O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou o projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável, que prevê a utilização de ônibus movidos a gás natural e biometano em linhas intermunicipais. A iniciativa, uma parceria entre as secretarias de Transporte e de Energia e Economia do Mar e o Detro-RJ, busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa e consolidar o estado como protagonista na transição energética do país.
Primeiras linhas em operação:
Duas linhas já operam com ônibus movidos a gás natural e biometano:
- Rio de Janeiro x Barra Mansa (Viação Cidade do Aço)
- Duque de Caxias x Barra da Tijuca (Transportes Santo Antônio)
Tecnologia e sustentabilidade:
Os ônibus utilizados no projeto são modelos Scania K 280 e Scania K 340, com tecnologia híbrida a gás. Essa tecnologia permite reduzir em até 20% as emissões de CO2 em comparação aos ônibus a diesel, além de diminuir significativamente a emissão de outros poluentes.
Compromisso com o futuro:
“Queremos transformar o Estado do Rio de Janeiro em um verdadeiro hub de tecnologia, à frente de soluções inovadoras e sustentáveis para a população fluminense”, declarou o governador Cláudio Castro.
Washington Reis, secretário de Transporte, complementou: “Estamos dando um grande passo, que reforça o compromisso do Governo do Estado com a transição energética. (…) E, no futuro, todos os coletivos do estado serão assim, com energia limpa”.
Corredores Sustentáveis:
O projeto se integra ao programa Corredores Sustentáveis, que já conta com 14 postos de abastecimento adaptados para veículos a gás nas rodovias Presidente Dutra, Washington Luís e Rio-Magé. A meta é expandir o projeto para Minas Gerais e Espírito Santo.
Vantagens do GNV:
O uso do gás natural veicular (GNV) oferece vantagens econômicas e ambientais. Com R$ 100 de GNV, um veículo percorre em média 328 km, enquanto com etanol percorre 180 km e com gasolina, 181 km. Além disso, o GNV reduz as emissões de CO2 em 20% a 30% em comparação à gasolina.
Rio de Janeiro: líder em GNV:
O Rio de Janeiro é o maior produtor de gás natural do país, com 73% da produção nacional, e o segundo maior produtor de biometano. O estado também lidera em número de veículos leves adaptados para GNV, com 1,7 milhão de unidades e mais de 700 postos de abastecimento.
Katia Repsold, country manager da Naturgy no Brasil, destaca a importância do projeto: “Apoiamos este programa tão importante para o Governo do Estado e acreditamos que os Corredores Sustentáveis são uma solução importante, tanto em termos econômicos e principalmente em relação à sustentabilidade”.