O Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo e Biblioteca Municipal José de Alencar, ambos localizados na Rua Monte Alegre 306, em Santa Teresa, no Centro do Rio, reabrem as portas na próxima segunda-feira (23). O complexo passou por um grande processo de revitalização no âmbito do programa Cultura do Amanhã. As intervenções dos equipamentos municipais custaram R$ 1,389 milhão.
O secretário Municipal de Cultura, Marcelo Calero, comentou que a renovação e entrega do patrimônio é de grande importância para os moradores, muito ativos no consumo de produtos artísticos diversos, sem contar que Laurinda Lobo e José de Alencar foram de grande importância para a vida cultural brasileira.
“Laurinda Santos Lobo foi uma visionária que transformou a cultura brasileira ao abraçar e promover as vanguardas artísticas de sua época. A revitalização do centro cultural que leva seu nome, assim como da Biblioteca José de Alencar, dedicada a um dos maiores escritores do país, renova o papel de Santa Teresa como um território de experimentação e efervescência cultural, conectando tradição e modernidade”, disse Calero.
Iniciadas em agosto deste ano, entre as obras realizadas está a da fachada, que contou com a renovação das esquadrias e da pintura, mantendo o tom rosado, uma marca do palacete erguido em 1907. O muro também passou restauro, os jardins foram recuperados, e o sistema de incêndio foi renovado. No Laurinda Santos Lobo foi instalado um elevador, que será ativado em janeiro. As obras no palacete serão finalizadas em agosto de 2025, quando o complexo estará totalmente renovado.
Uma biblioteca do amanhã
Depois de passar por uma completa reforma na infraestrutura, com substituição das redes elétrica e hidráulica e o restauro das esquadrias de fachada, a Biblioteca Municipal José de Alencar, que fica ao lado do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, será entregue à população como um equipamento inteiramente novo.
A biblioteca também integra a segunda fase do programa Bibliotecas do Amanhã, cujo objetivo é transformar os espaços em lugares de fruição, produção cultural, estudo e integração da comunidade. Assim, a José de Alencar recebeu mobiliário e acervo novos e terá uma programação sistemática.
Homenagem a uma mecenas das artes
Nascida em Cuiabá, no dia 4 de maio de 1878, Laurinda Santos Lobo ficou conhecida como mecenas da Belle Époque carioca, tendo se destacado como uma das pioneiras no apoio às vanguardas artísticas e intelectuais no Brasil. Ao chegar ao Rio de Janeiro, Laurinda passou a residir em Santa Teresa, no palacete que hoje é o Parque Municipal Glória Maria. No imóvel, a mecenas recebia músicos, escritores, pintores e políticos. Ela também defendia causas sociais e era favorável ao progresso. Laurinda Lobo faleceu no Rio, em 16 de julho de 1946. Em 1978, moradores e artistas do bairro sugeriram que fosse criado o centro cultural com o seu nome.
A primeira atividade artística do Laurinda Lobo será a mostra, “Amor: (des)construção dos afetos em Laurinda Santos Lobo”, com curadoria da Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa – Chave Mestra. A coletiva conta com obras de mais de 40 artistas de Santa Teresa, em expressões, como fotografia, pintura, escultura, instalação e performance.
As obras têm o amor como tema central, com inspiração em Laurinda Lobo. Com produção de Beatriz Roza e Edite Coelho, a exposição ficará em cartaz até o dia 16 de março de 2025.
“A reabertura do Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo marca a retomada de sua vocação como espaço de acolhimento das artes em Santa Teresa. Um ponto de encontro da comunidade artística, que convida o público a conhecer a rica tradição criativa e cultural do bairro”, afirmou a gerente de Centros Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Gisele Nery.
Funcionamento
O Centro Cultural Laurinda Santos Lobo e a Biblioteca Municipal José de Alencar funcionarão, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.