Galeão bate recordes de movimentação: um Engov de Natal para os pessimistas

Wagner Victer comenta as recentes mudanças de regras nos voos que impulsionaram o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional do Galeão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Aeroporto Galeão (Foto: Reprodução Internet)

Levanto nesta manhã de Natal e recebo de amigos, com muita satisfação, uma longa matéria do Jornal o Globo que teremos um balanço de movimentação do Aeroporto Internacional do Galeão com um aumento de 30% no volume de passageiros internacionais em relação a 2023 o que seria o melhor índice desde 1977, quando esse Aeroporto foi inaugurado.  

Quando começamos, em 2020, na ALERJ o movimento pelo resgate do Aeroporto Internacional do Galeão poucos eram os aliados e muitos até brincavam comigo por acharem que era um mero movimento provinciano por eu morar na Ilha do Governador onde moram muitos dos empregados daquela unidade aeroportuária.

Os primeiros a aderirem a tese da retomada foram o então Presidente da ALERJ, André Ceciliano e o Deputado Luiz Paulo Corrêa  e começamos nosso movimento pelo Fórum de Desenvolvimento Econômico da ALERJ.

Aos poucos começamos a receber decisivo apoio de entidades que se alinharam que  foram a Associação Comercial (ACRJ ), FECOMERCIO, Rio Indústria e depois  a FIRJAN!

Começamos a fazer Audiências Públicas, inicialmente na ALERJ, e depois no Senado (requerida pelo Senador Portinho).

A entrada do Prefeito Paes na luta, com seu retorno à Prefeitura , deu um novo ânimo e permitiu alavancar a entrada do  Governo do Estado em especial através de uma Lei que aprovamos na ALERJ reduzindo o ICMS para o Galeão, como um Hub, e em alíquota inferior ao Santos Dumont com forte apoio dos Secretários Nicola Miccione e Gustavo Tutuca que mesmo demorando a regulamentar deu muito auxílio e apontou referência ao processo .

O movimento ganhou corpo e força e a adesão especial da mídia através de Rádios e  sites de notícias locais  como o próprio Diário do Rio, onde aqui escrevo rotineiramente como Colunista sobre o cotidiano , o que fez despertar um forte lobby de outros Aeroportos em especial Guarulhos, Viracopos, BH e Brasília que junto com alguns sites setoriais e os “especialistas de aluguel” aliados a uma Cia Aérea que atuava no Santos Dumont, jogaram força seduzindo os burocratas de Brasília em especial os da SAC e da ANAC que subordinados ao Ministério de Infraestrutura, se movimentavam sem pudor para derrubar esse processo que na prática expulsava o operador majoritário do Galeão, RioGaleão, a competente Changii que opera o considerado mais moderno do mundo em Singapura.

Após sua posse, o compromisso federal se manifestou pelo Presidente Lula  incorporando a nossa proposta inicial de limitar o número de passageiros no Santos Dumont, o que foi a cartada final.

Essas notícias  de hoje mostrando o crescimento brutal de passageiros para o Rio (com a soma, entre aeroportos, muito maior que do passado) e recordes de voos internacionais, sem falar no aumento do movimento de cargas é quase um presente de Natal para à economia Fluminense.

Fico feliz que a união e coalizão de forças deu resultado e que o considerado inicialmente “movimento de trazer mais empregos para Ilha do Governador” foi e irá ainda muito mais longe beneficiando a toda nossa economia.

Parabéns a todos envolvidos nessa luta que mostrou determinação, bons argumentos  e resiliência! Aos pessimistas e Lobistas que se arrependam da sua ação e omissão e que tomem um Engov nessa ressaca de Natal.

Feliz Natal a todos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Galeão bate recordes de movimentação: um Engov de Natal para os pessimistas

22 COMENTÁRIOS

  1. White People Problems geral aqui nos comentários. Hahaha

    Galera quer voar para o mundo todo a partir do aeroporto de Jacarepaguá. Tenha dó.

    Querem mais o que? Que o avião passe na porta deles? Que o comissário de bordo pegue no colo e bote dentro do avião?

    Essa galera que não desce do apto pra pegar a própria comida com o motoboy na portaria…Vou te contar, heim!

  2. Vale a pena frisar que esse número só aumentou porque tiveram que “colocar o pé” na frente do melhor aeroporto do Rio de Janeiro que se chama Santos Dumont, mais seguro, melhor localizado e com trânsito rápido para o embarque.

    Chegar até o GIG é um risco.

    A Linha Vermelha é tomada de eleitores do Lula (CPX) e sabemos que esses criminosos são extremamente perigosos.

    • Perdoe, mas o Santos Dumont só tem de bom o acesso. É um aeroporto pequeno, com pistas curtíssimas e com uma série de restrições operacionais por conta do seu tamanho e do comprimento de suas pistas. Além disso, é um aeroporto com pouquíssimo espaço para cargas, principalmente as de grande porte. O Galeão é exatamente o contrário. Péssimo acesso, mas um aeroporto grande, com o maior sítio aeroportuário do Brasil, uma de suas pistas é maior pista dentre todas as de aeroportos comerciais no país; praticamente não existem restrições operacionais nele. Por favor, tudo o que nós não precisamos agora é politizar essa discussão.

      • Concordo plenamente!
        Daí que a vocação do Santos Dumont seja as pontes aéreas para São Paulo e Brasilia, além de rotas pendulares e regionais dentro da Região Sudeste (RJ, SP, MG e ES) – e só!

        No mais cabe ao Galeão voltar a ser O Aeroporto do Rio de Janeiro por excelência!
        É urgente que se equacione efetivamente o seu grande calcanhar-de-aquiles, que são os perigos que hoje rondam o o seu acesso. E cujas providências e garantias de segurança são viáveis, porém dependem essencialmente de vontade politico-administrariva.
        Não se pode jogar fora essa magnífica estrutura aeroportuária que é o Galeão, apenas para atender interesses mesquinhos de concessionárias e até de cidades “concorrentes”.

      • SÉRGIO, o que vc escreveu procede, mas não podemos tapar o Sol com a peneira, para o carioca ir até o Galeão é perigosíssimo e ninguém discorda disso, eu tenho muito receio de ir até lá, evito ao máximo, qualquer erro pode ser fatal, as linhas coloridas estão cercadas de favelas por todos os lados, essa é a realidade, ou o Rio acaba com as favelas ou as favelas acabam com o Rio, e estamos ficando sem tempo! Vale lembrar que recentemente falaram novamente em Trem bala no Rio , ora bolas caçarolas, quem é louco de construir uma linha de alta velocidade no meio das favelas? No máximo seria um trem meia-bala parando em Santa cruz, depois daí vem o faroeste pra chegar ao centro. Ligar o trem bala até o galeão, que seria conveniente, é IMPOSSÍVEL!

        • Metrô. Um metrô elevado, mas que não seja exposto. Essa pode ser a solução. Em São Paulo, parte da linha 1 (Norte-Sul), da estação Luz em direção à zona Norte, passando pela rodoviária do Tietê, pode servir de modelo.

  3. Muito embora eu fique satisfeito com essa recuperação, não estou tranquilo e nem acho que dá para fechar os olhos para os problemas de GIG, o principal você sabe bem qual é: acesso. Não podemos nos esquecer que, esse reequilíbrio de voos se deu mediante uma “canetada”. É bom lembrar também que existe um movimento no nível federal para aumentar a capacidade de SDU. Interesses existem: da Infraero, dos aeroportos concorrentes, assim como cidades onde esses aeroportos se localizam, estados, etc. E ainda existe muita gente que prefere SDU por sua localização e facilidade e segurança de acesso a GIG.

  4. Prefiro mil x o santos Dumont, fazendo escala em SP, do que vôo direto pelo falido Galeão. Os motivos de evitar o Galeão, só os cariocas da gema conhecem. Não por acaso os vôos para Brasília voltaram para o Santos Dumont. Pq será? Dá vontade de rir. O que fizeram foi salvar a empresa que licitou, de devolver a concessão ao Estado.
    Agora fica essa enganação. Um aeroporto sem estrutura, um estacionamento péssimo, sem metrô, sem ônibus decente com lugar para malas, e fora o custo de táxi ou Uber que de QQ ponto da cidade é super longe.
    Isso sem contar o que o Ácido enumerou acima.
    Mas como sempre o povo acredita no que quer. Vamos ajudar o Galeão, kkk…. Esse país é um teatro do lobby. Se querem que o Galeão funcione, dêem estrutura para o acesso a ele e parem com essa enganação. Viagem e aprendam com outros países onde o metrô sai dentro do aeroporto, por exemplo. Quem sabe um dia…

  5. Galeão encheu e santos dumond esvaziou. Achei péssimo forçar todas a cidades pro Galeão tirando São Paulo e Brasília. Se o Galeão fosse bom, os políticos iam nele. Acho um dos piores aeroportos do Brasil. É sujo, fede, demora, tem que andar muito, a fila do detector de metais é absurda, o banheiro é insalubre, mala despachada leva 40 minutos pra aparecer. Não tem tomada pra carregar o celular na sala de embarque. Tem que andar mais ainda pra pegar uber, e é diferente o ponto do uber do 99. Tudo é feito pra você sofrer. E claro, ainda tem que pegar meia hora de uber.

    Em qualquer cidade minimamente inteligente teriam feito de outra forma o que fizeram. Eu penso duas vezes antes de ir ao Rio por causa do Galeão. Uma viagem de 1h30 virou 3h.

  6. Qualquer movimento para aumentar os voos do Galeão é muito bem vindo. Mas penso que, não adianta este aumento, conforme o comentarista acima deva ser por políticas voltadas apenas ao aeroporto em si. Pois vivemos numa das áreas urbanas mais insanamente conflagradas do mundo, o que intimida o turista nacional e hoje, com o advento da internet, o internacional também.

    É “normal” que zonas turísticas e locais de grande interesse possuam uma vigilância maior, já que as coisas podem acontecer a qualquer minuto. Estive na Disney de Paris em 2018 e pra mim foi chocante ver militares de arma longa atrás das bilheterias, bem como a Torre Eiffel sendo cercada por espessos painéis de vidro, limitando a circulação. Sintoma de ataques terroristas recentes à esta época. Mas, comparar isso ao que acontece no Rio de Janeiro seria desonestidade intelectual e uma falta de percepção dos problemas peculiares deste estado/cidade, pois:

    * em quantos lugares do mundo civilizado a principal via de acesso ao principal aeroporto internacional é ladeada por favelas perigosíssimas, com tiroteios frequentes que param o trânsito, fazendo motoristas pularem pra fora dos carros para se proteger?

    * em quantos países do mundo civilizado você você toma um tiro na cabeça dormindo dentro de um ônibus em uma via também ultra importante para a cidade, tiros esses sendo dados propositalmente por marginais selvagens e desgraçados?

    * em quantos locais do mundo civilizado você não tem o direito de errar uma rua sob pena de ser fuzilado pelos mesmos desgraçados marginais?

    * em quantos lugares do mundo civilizado territórios inteiros são tomados de assalto, fechados por barricadas e tendo sua população aterrorizadas pelo tráfico, pela milícia, ou pelos dois?

    * em quantos lugares do mundo civilizado uma aeronave já foi alvejada por um tiro na pista do aeroporto?

    * em quantos lugares do mundo civilizado bandidos invadem um aeroporto pra pegar um balão com a recompensa de 5000 da moeda local, trocam tiros com a polícia do aeroporto e ainda fogem sem nunca serem pegos?

    Ou seja, o aumento do turismo e, portanto circulação nos aeroportos do Rio de maneira perpétua e não apenas por um período, passam muito mais pela eliminação dessas anomalias “sistêmicas”. Você não pode ter 3, 4 poderes dividindo territórios no estado, sendo que e ele é (Estado) Maior e precisa ocupar e ter domínio sobre cada centímetro local.

  7. Parabéns a todos os envolvidos nessa luta pelo Galeão. Trata-se de uma defesa suprapartidária, em prol do município e do estado do RJ.

    Como o preço da liberdade é a eterna vigilância, é fundamental que seja, daqui para frente, uma política de estado. Os aeroportos parasitas do Rio não desistirão de tentar derrubar (de novo) nosso principal terminal aeroportuário.

    • Esses outros aeroportos representam estados ciumentos ao nome Rio de Janeiro. Se jogado às traças como está, o Rio de Janeiro provoca ciúmes, imagina se fosse um estado/cidade de verdade? A disputa seria com Paris e não com os “cabrobrós” do cantões brasileiro como atualmente.

    • Não sabe? Eu te respondo. Primeiro, estamos no final do ano, quer queira, quer não, mesmo numa crise há uma tendência de aumento da circulação. Segundo que maioria esmagadora das passagens aéreas dessas viagens foram adquiridas há meses atrás, quando o dólar já estava disparado, mas não como nos últimos dois meses. Quarto, o PIB encontra-se artificialmente aumentado, uma vez que isto se deve muito mais aos gastos irresponsáveis do governo em determinados setores, bem como “impressão de moeda”, o que gera muito dinheiro no mercado sem que este tenha sido fruto de produtividade real. Assim, temos uma reedição do governo Dilma 1, que culminou no fracasso retumbante do Dilma 1/5, que ao sair, deixou tudo bagunçado economicamente.

      Ou seja, estamos num voo de galinha e como tal, a tendência é de piora. Aproveite o seu Peru de 200, 250…. reais e a sua gasolina de 7, pois num futuro próximo, se continuar como está, todos sentiremos saudades destes valores.

        • De onde tirou essa média? Pois a média real foi de 34 reais para novembro e 35 para dezembro, resultando num aumento de mais de 2%. E como estamos falando de média, uma ave de 6kg passa fácil dos 200 reais em alguma mercados sim. Desculpe, mas não sei de onde tirou esses números.

          2024: maior 35
          2023: maior 33
          2022: maior 27
          2021: maior 25
          2020: maior 21

          Ou seja………..chato, hein?

    • Aeroportos abarrotados?! O Galeão, que tem capacidade para 37 milhões de passageiros, mantendo esse ritmo de crescimento, provavelmente não vai receber nem metade de sua capacidade em 2025. Que aeroportos abarrotados são esses? Os únicos aeroportos abarrotados no Brasil são Congonhas e Guarulhos, porque as empresas aéreas centralizam nesses aeroportos da cidade de São Paulo a maioria dos voos domésticos e internacionais. Fora eles, qual o aeroporto que está abarrotado?

  8. O GALEÃO TOM JOBIM É O MELHOR AEROPORTO DO BRASIL E ESTÁ ENTRE OS MELHORES DO SUL GLOBAL

    Sempre acreditei e defendo o GIG, não pela política, mas pelos seus méritos de ter a maior pista, entre os aeroportos do Brasil, localização metropolitana e uma infraestrutura razoável, que pode melhorar muito se políticos, governos e gestores públicos investirem em logística e transporte de massas na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

    Marco Paulo Valeriano de Brito

    • Mais do que a maior pista, o Galeão tem a maior estrutura aeroportuária construída do Brasil – maior até que a de São Paulo/Guarulhos. Além de o Galeão ainda contar com grandes áreas livres para a futura ampliação da sua infraestrutura.
      Não faz sentido que exista só um grande hub nacional/internacional no Brasil, concentrado apenas em São Paulo.
      Somos um país-continente com mais de 200 milhões de habitantes, e com demanda de sobra para mais de um grande hub nacional/internacional – e certamente cabe ao Galeão voltar a ser um deles.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui