Em Santa Cruz, na Zone Oeste carioca, agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), em parceria com empresas distribuidoras de energia e água, realizaram, uma operação de combate ao furto de água e energia, nesta quarta-feira (2).
As equipes fiscalizaram oito estabelecimentos comerciais e em todos eles havia algum tipo de fraude. Em três deles: uma academia, uma peixaria e uma oficina mecânica; foi constatado o furto simultâneo dos serviços de água e de luz.
Diante das irregularidades constatas, cinco proprietários que estavam nos locais foram presos em flagrante pelo crime de furto. Nos demais negócios, funcionários foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos.
O furto de luz e água, além de lesar as empresas fornecedoras também afeta diretamente a população e sobrecarrega o sistema de distribuição.
As ligações clandestinas de luz oferecem risco à segurança, pois sobrecarregam a rede elétrica e podem provocar curtos-circuitos, incêndios e acidentes fatais.
O custo para os usuários também aumenta, uma vez que as perdas geradas pelos atos criminosos são repassadas à população por meio de reajustes tarifários.
A DDSD e as concessionárias prosseguem nas fiscalizações para proteger a infraestrutura pública e assegurar boas condições de abastecimento de água e energia, sob os parâmetros legais.