Tivemos um bom primeiro jogo da final do Campeonato Estadual 2017. O Flamengo venceu e teve todas as chances para já ter resolvido o campeonato. O Fluminense foi envolvido e teve sua pior atuação em clássicos no ano. Em suma, 1 x 0 ficou pouco para o Mengão e foi lucro pro Fluzão.
Estava no Maracanã para assistir ao jogo, durante alguns minutos eu parei pra olhar a torcida do Flamengo e não vi as bandeiras de outrora, olhei para a torcida tricolor e também não vi aquela energia de outros tempos. Até tivemos o tradicional pó de arroz do lado tricolor e a multidão do lado rubro-negro, mas não é a mesma coisa. As cores até estavam lá, mas a alma não estava. Em momentos assim é que o crime contra o Maracanã fica gritante. Lamentavelmente.
Zé Ricardo anulou o time de Abel Braga lançando um esquema fechado e não dando espaço para o jovem e veloz elenco tricolor. Além disso, anulou Sornoza e dominou o meio de campo. O gol saiu numa falha bisonha do zagueiro tricolor Renato Chaves. Ficou barato pro Flu esse 1 x 0, cabia bem mais durante o primeiro tempo.
No segundo tempo o Abel mexeu no time e deu certo. O Fluzão teve mais domínio de bola e criou algumas jogadas, mas não foi o suficiente. O Mengão venceu com méritos e por eficiência.
Cá entre nós, se fosse contra o Vasco ou o Botafogo, os flamenguistas já estariam dando o título como certo, mas quando é o Fluminense do outro lado numa final, é outra história.
O segundo jogo promete! O jovem elenco tricolor vai ter que correr atrás do resultado e o calejado elenco rubro-negro terá que administrar a vantagem.
Que vença o melhor.