Por André Delacerda (o editor atrasou o post era para o dia 21)
Ontem em pleno domingo de sol, o inverno chegou. E a estação fria contracenou com um belo dia luminoso e agradável de sol. As praias estavam com muita gente, só a água que não ajudou, estava gelada.
É claro, tinha que ser um aviso aos cariocas que são adoradores do sol e do verão que a nova estação estava ali.
Mas ontem, domingo de sol, o carioca aproveitou que a estação do calor ainda se despedia e passava o bastão para seu amigo inverno, para aproveitar o dia nos calçadões, encontrar os amigos ao ar livre, praticar esportes e fazer os exercícios do final de semana. A noite uma brisa fria começou a sobrar e a dizer: “o inverno chegou cariocas”.
O inverno tem dado o seu frescor nos últimos dias, os cariocas já começam a tirar seus casacos e roupas de frio, quem não se lembra da semana passada com aquele frio de 12 graus. Aqui na Zona Sul vi os termômetros na casa de 15 a noite. E estava gelado.
Uma festa para o carioca que logo se adapta ao frio com suas vestes. Os gringos, turistas visitantes é que nem estavam ai para o frio que para nós parece ameaçador, mas para eles é normal. Tanto que os turistas em plenos dias de frio estavam na praia e nem ligavam para o vento gelado que vinha do mar. Eles queriam mais é curtir a paisagem carioca e vibrar por estarem aqui.
Mas a meteorologia avisa, vem ai duas ondas de frio bastante intensas em meados de julho e se não me engano em agosto.
Então cariocas, preparai seus cobertores e roupas de frio que a estação chic vem ai. É hora de comer as guloseimas do inverno, curtir um filme em casa, e para os que jamais se recusam se recolher em casa, enfrentar os frios das ruas e praticar esportes e curtir a paisagem de inverno com sua luminosidade especial, nevoeiros pela manhã, que o diga o Santos Dumont que já começou a sofrer com eles.
Bem é isso o inverno chegou, por enquanto dias luminosos, acompanhado de noites frias, mas o carioca gosta. O importante é estar no Rio.
Foto: Pão com ressaca – Loaf’n’tide por Roberto Stelling